Subscrever por mail (todos os dias às 07H00):

Bloco de Esquerda questiona Ministério da Cultura sobre "desprezo" às antas de Belas

Selva de Lixo na Anta de Monte Abraão
As deputadas Rita Calvário e Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, questionaram hoje o Ministério da cultura sobre a "preservação e valorização" das antas de Belas.

O Bloco de Esquerda entende que a "política de preservação e valorização do património histórico nacional por parte do Estado português" está em "clara falência."

As perguntas das deputadas Rita Calvário e Catarina Matins:

  1. Tem o Ministério da Cultura conhecimento da degradação a que está votado o conjunto megalítico das “Antas de Belas”?
  2. Confirma o Ministério a destruição da Anta da Pedra dos Mouros, nomeadamente devido ao rebentamento de pedras para a construção do IC16? Que medidas tomou para identificar os infractores e obrigar à reposição da situação de origem?
  3. Tem o IGESPAR e a Direcção Regional da Cultura um plano de intervenção para a protecção, recuperação e valorização do património megalítico do país, em particular para as “Antas de Belas”?

Assalto à mão armada na estação de Queluz-Belas : assaltante tem 19 anos

Estação de Queluz-Belas
Segundo fontes do Correio da Manhã, na segunda-feira aconteceu outro assalto na estação Queluz-Belas. Em Queluz, no espaço de uma semana, uma pessoa foi esfaqueada e outra teve uma pistola apontada ao peito. Já há quem tema um verão igual ao de 2008.

Grades metálicas "Junta de Freguesia de Queluz" protegem repuxo

O repuxo do Parque Felício Loureiro de Queluz está desde meados de Junho protegido por umas grades metálicas amarelas que dizem "Junta de Freguesia de Queluz." Ao que se sabe, as grades foram colocadas para a Feira do Livro e do Artesanato de Sintra.

Como não há qualquer razão de segurança aparente, entende-se que a opção das grades naquele local só pode ser estética.

Repuxo do Parque Felício Loureiro

Cidadania Queluz lança blog Cidadãos de Queluz : participe

O Cidadania Queluz lançou hoje o blog Cidadãos de Queluz. Trata-se de uma nova experiência que passa por criar um espaço de opinião onde a colaboração é feita por mail: post@queluz.posterous.com

O objectivo é que haja um espaço público de opinião onde se reflicta e se aponte problemas e soluções para a cidade de Queluz e área de influência.

Através do mail post@queluz.posterous.com qualquer cidadão pode escrever artigos de opinião ou simplesmente enviar fotos através do telemóvel apontando problemas. Nos anexos pode incluir fotos, vídeos e documentos. Se não está registado no Posterous deve assinar o email no fim ou o seu artigo será anónimo.

Grupo Coral Encontro em "Concerto Final"

O Grupo Coral Encontro irá realizar no dia 4 de Julho, Domingo, o concerto de final de temporada. A apresentação começa às 15H30 no no salão paroquial da igreja de Monte Abraão.

A Academia de Música de Monte Abraão também estará presente no espectáculo com a direcção de Sérgio Fontão, organização do Coral Encontro e apoio da Junta de Freguesia de Monte Abraão. A entrada é livre.

Consultar cartaz.

Militar assaltado e esfaqueado podia ter morrido na estação de Queluz-Belas

Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1
RAAA1
Na sexta-feira, um jovem militar do Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1 de Queluz foi esfaqueado na estação de Queluz-Belas. Segundo o Correio da Manhã, foi internado no Amadora-Sintra e teve alta segunda-feira.

Às 23H30, dois jovens militares do Regimento foram assaltados por um gang de 10 indivíduos. Tudo aconteceu quando sairam do comboio na estação de Queluz-Belas. Um militar de 22 anos, após oferecer resistência, foi esfaqueado três vezes no ombro, no peito e no abdómen, por um elemento do gang.

Painel de Stuart de Carvalhais foi restaurado mas obras no parque infantil ainda não começaram

Restauro do Painel de Stuart Carvalhais
O Painel de Stuart Carvalhais referente ao jardim infantil Conde Almeida Araújo já foi restaurado. Em 30 de Outubro de 2009 questionámos a Câmara Municipal de Sintra sobre o painel e sobre o jardim infantil. Do Departamento de Obras Municipais (DOM) obtivemos a resposta de que se encontrava "perspectivada uma intervenção de conservação e restauro do painel da autoria de Stuart Carvalhais, implantado no antigo edificio do CBESQ, actualmente propriedade municipal."

Sobre o jardim infantil, a Câmara Municipal de Sintra dizia que se estimava "para o primeiro semestre de 2010" a "empreitada de requalificação do Parque Infantil do Jardim Conde Almeida Araújo."

Feira do Livro e do Artesanato de Sintra na cidade de Queluz

Feira do Livro e do Artesanato de Sintra
A Feira do Livro e do Artesanato de Sintra que há dois anos era de Queluz, está mais uma vez instalada no Parque Felício Loureiro. Trata-se de uma feira com várias editoras à volta de um repuxo rodeado de grades metálicas amarelas que não funciona.

GNR está em Queluz há mais de 40 anos

SashaA GNR está na cidade de Queluz desde 1968. Segundo a Divisão de Comunicação e Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana, no dia 23 de Julho de 1968 foi criado o campo de instrução da Guarda Fiscal. Em 1978 é criado o Centro de Instrução da Guarda Fiscal. Já em 1993 é criada a Escola Prática da Guarda, "actualmente designada por Escola da Guarda."

Estes dados foram adicionados à cronologia da cidade de Queluz.

Ricinus communis espalha-se pela cidade de Queluz sem que a Câmara Municipal de Sintra actue

Ricinus communis no rio Jamor
Sementes Ricinus communis
A espécie Ricinus Communis está a espalhar-se pela cidade de Queluz em grandes proporções. O Cidadania Queluz já contabilizou cerca de 100 arbustros perto do rio Jamor, Cidade Desportiva e Anta de Monte Abraão. Trata-se de uma espécie perigosa para os animais e para as pessoas, uma vez que as suas sementes são "tóxicas".

A ARH Tejo, quando informada desta situação no rio Jamor, enviou um mail à Câmara Municipal de Sintra onde refere que as "sementes de Ricinus communis são na verdade tóxicas para mamíferos e aves e é conveniente limitar e reduzir a dispersão desta planta. As sementes além de tóxicas também são facilmente dispersas através da água pelo que é aconselhável remover as plantas, especialmente quando são ainda pequenas e antes de formarem sementes."

Passadeira na Avenida José Elias Garcia fica invisível de noite

Passadeira? na rua elias garciaApós remendos, alterações no estacionamento e no traçado da estrada, a passadeira ficou num estado semi apagado e esburacado.

Recorde-se que todos anos morrem pessoas por atropelamento na cidade de Queluz. A Divisão de Intervenção Local 3 teve conhecimento desta situação no dia 11 de Junho, mas ainda não actuou.

Centenas de pessoas vão esperar de pé por um "abrigo"

Avenida Miguel BombardaNa rotunda junto à estação de Queluz-Belas, centenas de pessoas esperam pelos autocarros que se dirigem à freguesia de Belas. Tratam-se de clientes da Vimeca que se vêm obrigados a esperar de pé, ao vento e à chuva, por um autocarro.

A rotunda em causa nunca foi projectada para servir de paragem de autocarros. Aquando das obras na estação de Queluz-Belas, em frente ao parque de estacionamento da REFER, foram construídos locais para os autocarros que nunca chegaram a ser utilizados. Servem para estacionamento, enquanto o parque da REFER fica vazio.

Selva de lixo rodeia Anta de Monte Abraão

Depois da destruição da Anta da Pedra dos Mouros fomos visitar hoje a Anta de Monte Abraão. Encontrámos uma selva de lixo que vai desde entulho de obras a mobiliário.

Mesmo com um zumbido assustador das várias linhas de alta tensão instaladas naquele local, conseguimos fotografar a Anta de Monte Abraão:

Selva de Lixo na Anta de Monte Abraão

Escolas Básicas de 1º Ciclo de Camarões e de Albogas vão funcionar no próximo ano lectivo

Segundo comunicado da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, as escolas básicas de 1º ciclo de Camarões e de Albogas vão funcionar no próximo ano lectivo (2010/2011). Tratam-se de duas escolas que funcionarão em "regime de excepção," apesar de terem menos de 21 alunos.

SEIS POR CENTO de aumento no preço dos bilhetes da linha de Sintra a partir do próximo mês

"Bilheteira" da CPJá a partir do próximo dia 1 de Julho de 2010, a CP vai fazer um aumento desproporcional no preço dos bilhetes. A lógica aplicada foi a de adicionar 5 centimos a todos os preços dos bilhetes da linha de Sintra, logo o aumento do preço dos bilhetes nas curtas distâncias é o que mais aumenta: 6%.

Uma viagem da estação de Queluz-Belas a Barcarena-Massamá, ida e volta, com a aquisição de um cartão magnético, custará 3 euros. Há cerca de 5 anos a mesma viagem custava menos 1 euro.

Polícia Municipal de Sintra não cumpre nem faz cumprir código da estrada

Polícia Municipal de Sintra não cumpre o código da estradaUma das competências da Polícia Municipal de Sintra é "fiscalizar o cumprimento das normas de estacionamento de veículos e de circulação rodoviária," no entanto, é a própria PMS a não cumprir o código da estrada. Hoje, no Parque Felício Loureiro, esta viatura da Polícia Municipal de Sintra estava estacionada sobre o passeio e em plena via de circulação, ocupando uma faixa de rodagem.

Anta da Pedra dos Mouros destruída : PJ investiga eventual crime contra o património

A Polícia Judiciária está a investigar a destruição da Anta da Pedra dos Mouros em Belas. Trata-se de um monumento que remonta a 3.500 anos antes de cristo. Segundo o Correio da Manhã, a PJ identificou ao seu lado sinais de acampamento, lixo e a vedação estava parcialmente cortada.

Guilherme Dias culpabiliza "rebentamento de rochas para construção"

O presidente da Junta de Freguesia de Belas, em declarações à Lusa, diz que o monumento, em propriedade privada, é visitado de noite e de dia e "seria preciso muita força para [o] partir." Guilherme Dias culpabiliza o “rebentamento de rochas para construção” do IC16.

Estado privatiza Tobis, empresa com terrenos na Matinha de Queluz

O Instituto do Cinema e do Audiovisual vai vender as participações do Estado na empresa Tobis, empresa detentora de quatro hectares no topo sul da Matinha de Queluz.

O director do ICA disse hoje na Assembleia da República que será aberto um concurso público para a venda da participação social do Estado a entidades privadas, para assegurar o futuro da empresa.

Recorde-se que os terrenos ao lado da Matinha poderão estar à venda face às dividas da empresa Tobis. Tratam-se de quatro hectares no topo sul da Matinha de Queluz que têm a construção condicionada pelo PDM.

Câmara Municipal de Sintra não está a garantir concorrência nos contratos públicos: segundo chumbo do Tribunal de Contas num ano

Num ano é o segundo chumbo do Tribunal de Contas à Câmara Municipal de Sintra por não fazer concursos públicos e não respeitar regras da concorrência. O primeiro chumbo aconteceu em Fevereiro na EMES e o segundo chumbo acontece agora na HPEM.

Contrato com a SUMA é nulo, diz TC

SMAS Sintra aproxima-se dos cidadãos e adere às redes sociais

A empresa Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra aderiu este mês às redes sociais. Com conta no Facebook e conta no Twitter os SMAS Sintra vão ao encontro dos cidadãos.

No Facebook dos SMAS Sintra pode consultar fotografias dos equipamentos de água e saneamento, colocar questões e ainda saber as datas das anomalias programadas.

Cidade de Queluz faz 13 anos no dia 24 de Julho

A cidade de Queluz faz 13 anos no dia 24 de Julho de 2010. Apesar dos 13 anos, desconhece-se qualquer comemoração dos 13 anos da cidade de Queluz.

Recorde-se que em 1997, a freguesia de Queluz foi divida em 3: Massamá, Monte Abraão e Queluz. A vila de Queluz passou a ser uma cidade constituída por 3 freguesias.

Cidade enquanto não for concelho não pode ter nem bandeira nem brasão

A Lei nº 53/91 de 7 de Agosto sobre a Heráldica Autárquica não prevê a existência de cidades sem serem concelho.

Finanças têm mais de 70 imoveis penhorados da cidade de Queluz à venda

A Direcção Geral dos Impostos tem à venda mais de 70 imóveis na cidade de Queluz e área de influência. A maioria estão localizados na freguesia de Monte Abraão e na freguesia de Belas. Só Massamá Norte, na freguesia de Belas, já tem 8 imóveis penhorados à venda.

A compra de imóveis penhorados tem uma vantagem: o preço. O Cidadania Queluz verificou que um T1 na Rua Arnaldo Fernandes de Almeida com cerca de 65 m2 tem um preço base de venda de 27 mil euros.

Terrenos no topo sul da Matinha de Queluz podem estar à venda

A empresa Tobis, detentora de 4 hectares de terrenos no topo sul da Matinha de Queluz, pode estar à beira da falência. Uma das soluções que estará em cima da mesa passa pela venda dos terrenos na cidade de Queluz.

Segundo a administração da empresa Tobis, trata-se de uma "área de 4Ha, encontra-se vedado e confina com o topo sul da Matinha de Queluz."

Hospital Amadora-Sintra: tempo de espera para uma cirurgia aumentou 50% num ano

3ª Marcha pela SaúdeSegundo o relatório de acordo com a Carta dos Direitos de Saúde, num ano a mediana do tempo de espera de uma cirurgia aumentou de 10 para 15 dias no Hospital Amadora-Sintra. Na cirurgia geral o aumento foi de 9 para 22 dias, o que corresponde a um aumento de 144% nos dias de espera.

Mais 1000 doentes a aguardar cirurgia em 2009

De 2008 para 2009 existem mais 1000 doentes que aguardam cirurgia. Trata-se de outro aumento na lista de espera. Em 2008 haviam 18.385 utentes a aguardar cirurgia, mas em 2009 o número subiu para 19.360 utentes. Esta situação aconteceu apesar do aumento de 3% das cirurgias programadas.

REFER vai intervir no parque de estacionamento da estação Queluz-Belas

Refer
Entrada no parque de estacionamento
A REFER informou hoje que "tem previsto no seu plano de actividades várias acções" para o parque de estacionamento da estação Queluz-Belas. A Refer anuncia que irá proceder à sua manutenção através da "melhoria das condições de iluminação e instalação de sinalética informativa das condições de utilização do parque de estacionamento."

A empresa garante ainda que as viaturas abandonadas na estação de Queluz-Belas foram "removidas para outro local. "

PCP organiza Festa da Fraternidade em Queluz

No próximo sábado, entre as 16H00 e as 22H00, as organizações de Queluz do PCP vão organizar uma festa na cidade. Trata-se de uma iniciativa de "contornos inéditos" e pretende "comemorar os valores da Fraternidade." Segundo o comunicado do PCP, do programa "constam a música, a animação de rua e outras iniciativas culturais, o PCP da cidade Queluz pretende também denunciar o conjunto de politicas de direita assumidas por este governo."

A Festa da Fraternidade realiza-se no Jardim Conde Almeida Araújo, em frente à Junta de Freguesia de Queluz. Às 19H00 haverá um comício com intervenções de Bernardino Soares, Pedro Ventura e Helena Freitas.

Ladrão de 20 anos espancou mulher em Casal de Cambra para roubar um fio de ouro

Na quinta-feira, pelas 15H00, um homem de 20 anos espancou uma mulher na Avenida da Dinamarca em Casal de Cambra, para lhe roubar um fio de ouro. Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a mulher de 44 anos sofreu "murros, chapas" e foi projectada para o solo, "motivo pelo qual careceu de assistência médica no local."

Detenção foi possível devido a chamada

Rádio Clube de Queluz emitia desde Monte Abraão nos anos 80 mas número limitado de licenças ditou o seu fecho

Cartaz do programa "Subversão"
A década de 80 foi a época de ouro para as rádios locais em Portugal. Sem licenças e sem regulação do Estado terão existido cerca de 350 rádios. Só a cidade de Queluz teve quatro rádios locais. A Rádio Clube de Queluz (98.1 MHz) foi fundada no dia 13 de Março de 1986. Segundo Bráulio Alturas, ex-locutor da Rádio Clube de Queluz, a rádio ainda tentou concorrer a uma licença, mas "como tantas outras" teve de encerrar a sua actividade no dia 24 de Dezembro de 1988, acabando por fundir-se com outra rádio de Queluz: passou a chamar-se Clube FM. O Governo tinha decidido "atribuir apenas um determinado número de licenças por região e assim limitar o número de rádios locais."

A Rádio Clube de Queluz começou a emitir a partir de "Monte Abraão junto à Pastelaria Tailandesa, talvez na Avenida Soldado Joaquim," embora tenha mudado meses depois para a Praceta Henrique Pousão, lote 5 no 10ºC. D, local "onde funcionaria durante a maior parte da sua existência." Já no fim, e com a fusão com outra rádio, passou a funcionar junto aos depósitos de água, também em Monte Abraão. A rádio tinha telefone, estava registada nas finanças, e o programa "Domínio dos Deuses" tinha patrocínio de uma marca de whisky. Era dos "patrocínios e da publicidade que a rádio vivia," conta Bráulio Alturas. A sua emissão chegava a todo o concelho de Sintra, Amadora, Oeiras, Cascais e a grande parte de Lisboa. Com alguma dificuldade conseguia-se sintonizar em Almada e no Seixal.

Bloco de Esquerda pergunta ao Ministério da Saúde por que é que não cumpre Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde

No dia 18 de Junho, João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda, escreveu ao Ministério da Saúde onde fez duas questões: "Por que motivo o Ministério da Saúde não solicitou aos estabelecimentos do SNS a produção do relatório sobre o acesso aos cuidados de saúde referente a 2009?" "Por que motivo o Ministério da Saúde ainda não entregou à Assembleia da República o relatório sobre o acesso dos Portugueses aos cuidados de saúde nos estabelecimentos do SNS, conforme obrigado a fazê-lo legalmente até 31 de Maio? Quando prevê o Ministério da Saúde cumprir essa obrigação?"

Lixo publicitário continua a preencher postes, caixas de telecomunicações e paredes da cidade

Apesar de vários meios como a internet, jornais e classficados terem espaços para a publicidade de serviços (alguns gratuitos), para alguns, as caixas de telecomunicações, os postes de electricidade e as paredes continuam a ser o meio preferido para a publicidade destes serviços.

José Saramago: "parecia mal não ir a Queluz"

José Saramago, prémio nóbel da literatura em 1998, morreu hoje em Lanzarote com 87 anos de idade. No livro Viagem a Portugal de 1990, o autor escreveu sobre Queluz:

«Provavelmente parecia mal não ir a Queluz. Pois vá e vença a antipatia que sente por dois reis que lá viveram, aquele D. João VI que, falando de si mesmo, dizia: "Sua Majestade tem dor de barriga", ou "Sua Majestade quer orelha de porco", e aquela D. Carlota Joaquina, senhora de mau porte, intriguista e ainda por cima feia como noite de trovões».

«Está na sala de D. Quixote, onde se diz que nasceu e morreu D. Pedro IV. Não é este o princípio e o fim que comovem o viajante: não faltava mais nada que lacrimejar por coisas tão comuns. O que em verdade o perturba é a incongruência destas cenas da vida do pobre fidalgo manchego, zelador de honra e justiça, louco apaixonado, inventor de gigantes, posto em tal lugar, neste Palácio de Queluz que leu o rocaille à portuguesa e o neoclássico à francesa, e mais errou do que acertou».

De se recordar ainda que a cidade de Queluz tem uma rua em homenagem a José Saramago na freguesia de Massamá, perto da CREL.

Paula Simões solicita esclarecimentos à Câmara Municipal da Amadora sobre novo realojamento no concelho de Sintra

A vereadora da Câmara Municipal de Sintra responsável pela Acção Social, Família e Habitação referiu ao Jornal Público que vai solicitar esclarecimentos à Câmara Municipal da Amadora sobre os realojamentos no concelho de Sintra.

760 barracas ao redor da cidade de Queluz

Em 2007, segundo dados do Departamento de Habitação da Câmara Municipal da Amadora, existiam 760 barracas por demolir ao redor da cidade de Queluz, na freguesia da Mina. O concelho da Amadora neste ano tinha um total de 2167 barracas por demolir. As únicas freguesias sem barracas eram São Brás, Venteira, Buraca e Alfragide.

Câmara Municipal da Amadora "dispersa" de forma desigual famílias que viviam em Barracas

A Câmara Municipal da Amadora além de "dispersar" famílias que viviam em barracas noutros concelhos, dentro do seu município fá-lo de forma desigual. Brandoa, São Brás, Falagueira, Buraca e Alfornelos albergam a maior parte das famílias a residir em fogos de habitação social.

Fátima Campos teme que Monte Abraão se transforme numa Cova da Moura

A presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão disse ao jornal Público que há oito anos a Junta apoiava cerca de 150 famílias. Hoje o número de famílias apoiadas são o triplo, cerca de 500.

PSP deteve dois homens na Rua Casa do Olival após denúncia de tiroteio

Suburbia at twilight - O anoitecer nos subúrbiosOs indivíduos que ontem à noite dispararam armas na cidade de Queluz e feriram um homem foram detidos na Rua Casal do Olival. Segundo a Divisão de Sintra da PSP, os dois homens foram detidos "em flagrante delito" por posse de armas ilegais.

Os dois indivíduos têm 19 e 20 anos e foram denunciados através de uma chamada telefónica que reportou a existência de disparos na cidade de Queluz, em Massamá. Quando os indivíduos foram abordados por uma viatura "descaracterizada" da PSP ainda tentaram fugir provocando o abalroamento da viatura. Apesar desta tentativa de fuga não houve "lesões."

Os indivíduos vão ser acusados de posse de produto estupefaciente, crime da condução de veículo motorizado sem habilitação legal, crime de imigração ilegal, posse de armas de fogo. Um dos suspeitos, com 20 anos, já tinha "antecedentes criminais por posse de armas de fogo."

Os suspeitos foram hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Sintra para a aplicação de medidas de coacção.

Polícia Judiciária investiga tiroteio

Além dos crimes acima, os dois indivíduos poderão ser ainda acusados num outro processo que decorre na Polícia Judiciária. À hora da detenção, um homem baleado deu entrada pelos seus próprios meios no Hospital Amadora-Sintra. Trata-se de um homem de 35 anos que conduzia uma viatura referenciada na chamada que reportou o tiroteio em Massamá.

Material apreendido:
  • Uma (1) caçadeira de canos serrados;
  • Uma (1) arma de calibre 6,35 mm;
  • Duas (2) munições de calibre 12 mm;
  • 1 Veículo Ligeiro de Passageiros; e
  • 9,60 grs. de produto estupefaciente suspeito de ser Haxixe;

Política de realojamento da Câmara Municipal da Amadora é "sacudir pró lado"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra escreveu hoje um artigo no blog Viver Sintra com o título "Sacudir pró lado." Marco Almeida repudia a política de realojamento da Câmara Municipal da Amadora quando realoja as pessoas em "zonas abarracadas" nos municípios vizinhos. A "metodologia foi adoptada de forma unilateral por parte da Câmara da Amadora sem qualquer articulação com as restantes autarquias," "ninguém conhece as características do realojamento agora iniciado" e "o modelo, se é que há, de acompanhamento das famílias a realojar."

Três escolas de ensino básico vão fechar na área de influência da cidade de Queluz

Por terem menos de 21 anos, nove escolas de ensino básico do concelho de Sintra já não abrem as portas no próximo ano lectivo. Na área de influência da cidade de Queluz o encerramento afecta três escolas: a Escola Básica de 1º Ciclo de Camarões, de Albogas e da Venda Seca.

Duas escolas ficam na freguesia de Almargem do Bispo e uma escola fica na freguesia de Belas.

Divisão de Sintra da PSP com menos criminalidade participada : quarenta crimes por dia

A Divisão de Sintra da PSP registou no primeiro trimestre de 2010 menos 670 crimes face ao primeiro trimestre de 2009. Segundo o Governo Civil de Lisboa trata-se de uma "evolução positiva."

Utilização de simbolos heráldicos dá pena de prisão até 6 meses ou multa até 60 dias

Segundo a Inspecção Geral da Administração Local, o Código Penal proíbe a utilização dos símbolos heráldicos. O artigo em causa é o 307º que se refere ao "abuso de designação, sinal ou uniforme." No ponto número um é referido que "quem, ilegitimamente e com intenção de fazer crer que lhe pertencem, utilizar ou usar designação, sinal, uniforme ou traje próprios de função do serviço público, nacional ou estrangeiro, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 60 dias."

Segundo Orlando Nascimento, Inspector-Geral, está "vedada a utilização do símbolo [heráldico] face ao disposto no n.º1 do artigo 307.º do Código Penal."

Mercado de Queluz já tem mais de 50 anos

Segundo a Câmara Municipal de Sintra, o actual mercado de Queluz já tem mais de 50 anos. Construído em 1959 foi remodelado depois em 1989 "através do projecto do arquitecto Alberto de Sousa Oliveira."

Segundo o blog Dias que Voam, em 1958, na revista Mundo, saiu um anúncio a uma loja do mercado (Primor de Queluz, Lda). Antes do actual mercado, existia outro que hoje é um parque de estacionamento da Junta de Freguesia de Queluz.

Arcos de Queluz foram reabilitados há três anos

Faz agora três anos que os Arcos de Queluz foram reabilitados. Segundo a empresa Arco e Capitel, a intervenção decorreu entre o fim do ano de 2006 e meados de 2007.

Imagens dos arcos de Queluz em 2007:

Greve afecta circulação na linha de Sintra segunda à noite e terça-feira de manhã

Estação Massamá-Barcarena
Estação Massamá-Barcarena
O Sindicato dos Maquinistas decretou uma greve nos comboios urbanos que irá afectar a Linha de Sintra. "Entre as 21H30 de 14 de Junho e as 14H00 de 15 de Junho não se prevê a circulação de comboios," diz a CP em comunicado.

A empresa CP também informou hoje que estão previstos transportes rodoviários alternativos no dia 15 de Junho (nos dois sentidos). Na cidade de Queluz, os autocarros partem na rotunda de tercena (viaduto IC19), na estação de Monte Abraão e nos 4 Caminhos.

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sintra Oriental instaurou 600 novos processos em 2009

Segundo um relatório da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental, no ano de 2009 foram instaurados 600 novos processos por esta comissão. Um número inferior aos que transitaram (642 processos). Foram ainda reabertos 39 processos perfazendo um total de 1281 processos no ano de 2009.

Trovoada: distrito de Lisboa em aviso amarelo até amanhã

O Instituto de Meteorologia emitiu um aviso amarelo que entrou em vigor às 14H00 de hoje e dura até amanhã às 20H00.

O aviso amarelo justifica-se devido à previsão de trovoada frequente e dispersa no distrito de Lisboa.

Cabo-verdiano preso pela segunda vez por tráfico de droga : estava ilegal no pais

Foi desmantelada ontem uma rede de tráfico de droga que operava em redor da cidade de Queluz, em locais como a Reboleira e São Marcos. O cabecilha da rede de tráfico de droga em Portugal é Cabo-verdiano e já por uma vez tinha cumprido pena de prisão. Apesar de ilegal no pais deverá cumprir agora a segunda pena.

Silvino Rodrigues é o novo líder do CDS-PP Sintra

Silvino Rodrigues foi eleito ontem presidente da Comissão Política Concelhia de Sintra do CDS-PP. Houve 145 votos válidos, dos quais 117 foram na lista A (de Silvino Rodrigues) e 28 na lista B (de Armando Hipólito).

Como cortar custos na Juntas de Freguesia?

Em muitas assembleias de freguesia debatem-se os exageros de custos em serviços informáticos, muitas vezes com razão, uma vez que já existem serviços alternativos que permitem uma poupança de milhares de euros.

Agrupamento de Centros de Saúde X Cacém-Queluz não está a cumprir Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde

A Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde prevê "garantir a prestação da generalidade dos cuidados pelo Serviço Nacional de Saúde em tempo considerado clinicamente aceitável para a condição de saúde de cada utente." Trata-se de uma lei aprovada por unanimidade no Parlamento no dia 4 de Outubro de 2006, lei que não está a ser aplicada pelo ACES X que serve a cidade de Queluz e do Cacém.

Câmara Municipal de Sintra enquadra Palácio de Queluz na "belíssima vila de Sintra"

Ao anunciar o Festival de Sintra no site da Câmara Municipal de Sintra, esta autarquia refere que "a belíssima vila de Sintra abre as portas dos seus palácios e quintas centenárias a grandes momentos de Música, Dança e Contrapontos para receber o Festival de Sintra."

Neste comunicado, a Câmara Municipal de Sintra entende que o Palácio Nacional de Queluz é um palácio da vila de Sintra. Um romantismo.

Eleições no CDS-PP Sintra realizam-se amanhã em Queluz

Os militantes do CDS-PP Sintra vão escolher amanhã a nova Comissão Política Concelhia do CDS-PP Sintra. As votações decorrem entre as 17H00 e as 22H00 na sede do CDS-PP Sintra em Queluz.

Centro de Emprego da Amadora é o que tem maior percentagem de desempregados inscritos há mais tempo

Centro de Emprego da AmadoraNa região de Lisboa e Vale do Tejo, o Centro de Emprego que serve a cidade de Queluz e a cidade da Amadora é o que tem a maior percentagem de desempregados inscritos há mais tempo.

Há Sardinhada em Monte Abraão todos os sábados até dia 26 de Junho

Nos próximos sábados até 26 de Junho irá haver sardinhada em Monte Abraão. Com "música ambiente e ao vivo", "boa animação" e "sardinha no pão" a 1 euro estão reunidos os elementos para a Grande Sardinhada.

Todos os sábados até dia 26 de Junho (5,12,19 e 26 de Junho) repete-se a Grande Sardinhada que começa às 19H00 e termina às 23H00. O local é no adro da igreja de Monte Abraão.

Lago das Medalhas do Palácio de Queluz recuperado no mês de Abril

O Palácio Nacional de Queluz anunciou que "foram dados por terminados os trabalhos no Lago das Medalhas" em Abril. O Lago das Medalhas estava a ser recuperado "através de uma complexa e intensiva campanha de conservação e restauro promovida pelo World Monuments Fund."

"Vergonhoso:" Câmara Municipal da Amadora realoja pessoas em Queluz

Como foi aqui escrito, a Câmara Municipal da Amadora está a realojar famílias que moravam em barracas na cidade de Queluz. Fátima Campos, presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão deu a sua opinião: "é vergonhoso."

Ao Correio de Sintra, Fátima Campos questionou: "depois de os instalar como vai ser? Vêm os técnicos de lá para cá?" e disse: "trata-se de afastar os problemas para os outros concelhos."

A confusão do Executivo (que gera confusão nos nossos bolsos)

Na Assembleia de Freguesia de Queluz do passado dia 26 de Abril, foi aprovado o novo Regulamento de Taxas e Licenças da Freguesia de Queluz, regulamento que contempla aumentos na casa dos 300%, em alguns casos.
O executivo da Junta de Freguesia justifica estes aumentos com o facto de algumas taxas não sofrerem actualizações há já vários anos. De qualquer forma, vale a pena reflectir. Pode, por exemplo, um senhorio, que não actualiza determinada renda há alguns anos, aumentá-la em 300%? Não! O aumento e actualização deve sempre ser feito de forma gradual.
Em resposta a questões colocadas pela bancada da Coligação Mais Sintra, o referido regulamento sofreu alterações, passando a prever reduções ou isenção, para fregueses economicamente carenciados.
Como refere o vogal da AF pela Coligação Mais Sintra, Luís Rodrigues, o que ficou por explicar foi a tipologia do critério a utilizar, ao avaliar o estado de carência.
Se, por um lado, Barbosa de Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Queluz, reclama discricionariedade administrativa na atribuição de reduções ou isenções, já um outro elemento do executivo referiu que se aplicariam as normas do CPA (Código do Pocedimento Administrativo), relativas às isenções.
Citando Luís Rodrigues, no seu artigo em www.sumoasideias.blogspot.com, esta é uma "situação em que as regras do jogo são apenas conhecidas pelo decisor, ficando o requerente à mercê do livre critério deste".
Para cidadãos em situação de desemprego ou a receber o parco ordenado mínimo, esta não será, com certeza, uma questão de pormenor!

Vaga de assaltos diária em Queluz

Mulher algemada em Queluz
Mulher algemada pela PSP de Queluz
Há registo de vários assaltos por dia na cidade de Queluz. Ouve-se com frequência: "ladrão! ladrão!" nas ruas de Queluz. Os alvos são as lojas e os peões. Tratam-se sobretudo de grupos organizados de assaltantes que atacam em grupo e fogem com os bens das vítimas. Quando a PSP chega já é tarde.

Falta de policiamento na cidade de Queluz

A falta de policiamento na cidade de Queluz é um convite à prática de assaltos generalizados. Hoje, por volta da meia noite, registou-se um novo assalto na Avenida Miguel Bombarda. Alguns minutos depois apenas um carro patrulha apareceu. Recorde-se que a cidade de Queluz tem apenas 7km2 e uma população de 100.000 cidadãos. Se existissem 2 polícias por 1000 cidadãos, ou seja, 200 polícias para a cidade, haveria 28 polícias a fazer patrulhamento por quilómetro quadrado. Não é isso que acontece.

Obras de requalificação e ampliação de duas escolas básicas de Queluz custam €3.500.914,10

As escolas que vão ter obras de ampliação e recuperação são a EB1/JI n.º 1 Monte Abraão e EB1 n.º 2 Queluz. No dia 23-04-2010 foi assinado um contrato entre a empresa pública municipal EDUCA e a empresa Edivisa - Empresa de Construções, SA no valor de €3.500.914,10.

Mulher algemada na Miguel Bombarda

Mulher algemada em Queluz
Hoje, pelas 13H00, uma mulher foi algemada perto da estação de Queluz-Belas, na Avenida Miguel Bombarda. Na detenção participaram seis agentes da PSP. Cinco mulheres e uma criança foram conduzidas à esquadra.

ARH Tejo quis "avaliaçao ambiental" do Plano de Urbanização da Serra da Carregueira

A Câmara Municipal de Sintra enviou um pedido de parecer à Administração da Região Hidrográfica do Tejo sobre um documento "designado por Programa - Preliminar do Plano de Urbanização da Serra da Carregueira - Oportunidade, prazos e termos de referência, de Novembro de 2007." Trata-se de um programa preliminar que a Câmara Municipal de Sintra não disponibilizou na internet.

Queluz teve quatro rádios pirata na década de 80

As rádios piratas (ou livres) foram fechadas em Portugal no início da década de 90, depois de um concurso público que atribuiu licenças a 60% das rádios. Segundo o site Onda Livre chegaram a existir 350 rádios pirata em Portugal. Em Queluz há registo de quatro rádios.

Residentes do Belas Clube de Campo têm descontos em medicamentos nas farmácias da cidade

Farmácia GILSegundo o site do Belas Clube de Campo, todos os moradores daquela urbanização têm um desconto de 10% na farmácia GIL (Queluz) e na farmácia Ferreira (Belas). Trata-se de um desconto que engloba todos os produtos, incluindo medicamentos, à excepção de leites e papas.

Os protocolos não foram divulgados, mas pode verificar-se que a comunidade com maior poder de compra na cidade de Queluz e área de influência é a comunidade que obtêm descontos em medicamentos.

Desconhece-se se mais farmácias vão aderir a este protocolo e se algumas farmácias da cidade recusaram.

Bloco de Esquerda e CDU são os únicos partidos com presença na internet

O Bloco de Esquerda e a CDU são os únicos partidos no concelho de Sintra que acompanham a actualidade política na internet. No site do Bloco de Esquerda pode acompanhar-se a actividade (agenda) do partido e também os vários núcleos, dos quais destacamos naturalmente o da cidade de Queluz.

Armando Hipólito "não quer mais do mesmo" e candidata-se à liderança do CDS-PP Sintra

Armando Paulo Martins do Ó Hipólito é militante desde 2008 e diz que o partido está de porta fechada à entrada de novos militantes. Armando Hipólito refere que a sede do CDS-PP Sintra em Queluz está sempre fechada, "de manhã, à tarde e à noite."

Parque de Estacionamento da REFER sem preçário e sem horário

Parque de estacionamento da REFER dispensa preçário
Na estação de Queluz-Belas, o Parque de Estacionamento da REFER encontra-se há mais de uma semana sem horário nem preçário.

Feira de Stocks aconteceu há quase um mês: cartazes continuam na rua

Cartazes na cidade de Queluz
O primeiro cartaz é relativo ao Dia Global da Oração, um evento no Parque Felício Loureiro que decorreu no dia 23 de Maio. Dois dias depois os cartazes foram retirados. 

O segundo cartaz é relativo à Feira de Stocks da Associação Empresarial de Sintra. A Feira de Stocks já decorreu há quase um mês (atrasada uma semana devido à chuva), mas o cartaz ainda continua no poste de iluminação pública.

Rio Jamor : a maior fonte de biodiversidade da cidade

Rio Jamor
O rio Jamor é a maior fonte de biodiversidade da cidade de Queluz e área de influência (Belas, Almargem do Bispo e Casal de Cambra. O site Biodiversity4All permite-nos conhecer as espécies que vivem e passam por este ecossistema. Tratam-se de simples colaborações de cidadãos que em conjunto formam uma enorme base de dados de observações.

Conheça as espécies observadas em:

Real Sport Clube recebe selecção nacional

Real Sport Clube

O maior clube da cidade de Queluz acolhe hoje a selecção nacional nos campos de futebol em Monte Abraão. A selecção nacional irá fazer trabalho de preparação para o Mundial das 10H30 às 17H00.

Edifícios da Quinta Nova de Queluz vandalizados

Quinta Nova de Queluz
Os edifícios da Quinta Nova de Queluz foram recentemente vandalizados. Ao que se sabe, a propriedade é do Ministério da Defesa Nacional, entidade pública que não está a salvaguardar o património do Estado. Recorde-se que em 2007, a empresa pública Estradas de Portugal, que ocupou aquele espaço até 2008, investiu quase um milhão e meio de euros num edifício da Quinta Nova de Queluz. Hoje o edifício está ao abandono e já chove lá dentro porque falta parte de um telhado.

Monte Abraão festejou o Dia Mundial da Criança

No dia 1 de Junho, a Junta de Freguesia de Monte Abraão organizou a comemoração do Dia Mundial da Criança nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo/ Jardim-de-Infância n.º1 e n.º2 de Monte Abraão.

Decorreram actividades de dança, jogos e estafetas. A Rádio Clube de Sintra esteve presente ao organizar uma "emissão de rádio às crianças e jovens da freguesia." Ainda marcaram presença a Plataforma dos Direitos da Criança, a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, a Associação Margens, a Plataforma dos Direitos da Criança entre "outras instituições que trabalham com crianças e jovens."

O objectivo da Junta de Freguesia de Monte Abraão foi a "comemoração dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção dos direitos da Criança. " A Haagen-Dazs e a Danone apoiaram esta iniciativa.

雪茄网购| 雪茄| 哈瓦那雪茄| 雪茄价格| 雪茄烟网购| 雪茄专卖店| 雪茄怎么抽| 雪茄烟| 雪茄吧| 陈年雪茄| 大卫杜夫雪茄| 保利华雪茄| 古巴雪茄品牌| 古巴雪茄| 古巴雪茄多少钱一只| 古巴雪茄专卖网| 烟斗烟丝| 小雪茄| 金特罗雪茄| 帕特加斯d4 | 蒙特雪茄| 罗密欧朱丽叶雪茄| 网上哪里可以买雪茄| 限量版雪茄| 雪茄专卖| 雪茄专卖网| 雪茄哪里买| 买雪茄去哪个网站| 推荐一个卖雪茄的网站| 雪茄烟| 古巴雪茄价格| 雪茄海淘| 雪茄网| 帕拉森雪茄|

上車盤| 搵樓| 豪宅| 校網| 居屋| 貝沙灣| 美孚新邨| 嘉湖山莊| 太古城| 日出康城| 九龍站 | 沙田第一城| 樓市走勢| 青衣| 西半山| 西貢| 荃灣|

electric bike| best electric bike| electric bikes for adults| e bike| pedal assist bike| electric bikes for sale| electric bike shop| electric tricycle| folding electric bike| mid drive electric bike| electric trike| electric mountain bike| electric bicycle| electric bike review| electric fat bike| fat tire electric bike| women's electric bike |

school| international school of hong kong| international school| school in Hong Kong| primary school| elementary school| private school| UK school| british school| extracurricular activity| Hong Kong education| primary education| top schools in Hong Kong| Preparatory| best international schools hong kong| best primary schools in hong kong| primary school hong kong| private school hong kong| british international school| extra-curricular| school calendars| boarding school| school day| Bursary| British international school Hong Kong| British school Hong Kong| English primary school Hong Kong| English school Hong Kong| International school Hong Kong| School Hong Kong| boarding school Hong Kong| best school in Hong Kong| School fees|