sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Várias interrupções na electricidade em toda a cidade de Queluz

A partir das 16H40 deu-se a primeira interrupção de energia na cidade de Queluz. Esta interrupção durou cerca de 10 minutos. Duas horas depois ocorreu outra interrupção que na maioria dos casos durou apenas um segundo, contudo em algumas habitações durou mais de 3 horas. A iluminação pública também foi afectada.

O Cidadania Queluz acompanhou esta situação na página do Facebook. A EDP foi questionada sobre as interrupções. Aguarda-se uma resposta.

PSP abriu novo concurso de admissão de 1000 agentes

A PSP iniciou hoje o concurso de admissão de 1000 agentes. O prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 20 de Maio. Os candidatos têm de ter o 12º ano e uma idade inferior a 27 anos.

Papa vem a Lisboa no dia 12 de Maio

No dia 12 de Maio, o Papa estará em Lisboa no Terreiro do Paço. A cidade de Queluz aparece associada à campanha de marketing da igreja. Esta imagem corre por vários utilizadores do Facebook:

Burlas com casas no Algarve: Mulher identificada pela PSP de Queluz

No dia 27 de Abril, pelas 07H02 da manhã, a PSP identificou a "autora, do crime de burla (com recurso à internet), que consistia na promessa de aluguer de casas de férias na zona do Algarve, mediante o pagamento adiantado de determinada quantia, através de transferência bancária."

Imagens de 2009 no Cidadania Queluz

Linha de Sintra em risco de ser privatizada, diz Comissão de Utentes

Maquina de Venda de Bilhetes CP
A Comissão de Utentes de Sintra, avança em comunicado que a Linha de Sintra corre o risco de ser privatizada. "É um negócio que tem sido anunciado, com pequenas diferenças de pormenor, por alguns presidentes do Conselho de Administração da CP."

A história da Pedreira no Casal da Mata de Cima

quinta-feira, 29 de Abril de 2010

Lista de Fátima Campos quer despertar o Partido Socialista no município de Sintra

Imagem da candidatura de Fatima Campos
A concelhia de Sintra do Partido Socialista vai amanhã a votos e a candidatura de Fátima Campos faz um apelo ao voto de todos os militantes nos sete locais de voto instalados amanhã à noite. Depois das prioridades, a lista de Fátima Campos apresentou hoje as razões para se candidatar com um projecto alternativo à actual Comissão Política Concelhia:

Câmara de Sintra pode avançar com queixa-crime contra responsável de um aterro na serra da Carregueira

O Partido Socialista apresentou ontem uma proposta que será discutida na próxima reunião de Câmara. Em causa está um a Pedreira no Casal da Mata de Cima. Ana Gomes, vereadora na Câmara Municipal de Sintra,  disse hoje à agência Lusa que trata-se de um  processo onde "entidades públicas como a Câmara de Sintra e os diferentes organismos do Estado estiveram sempre, ou quase sempre, de costas voltadas, o que foi permitindo que o crime compensasse ao longo dos anos."

Newsletter do Cidadania Queluz com conteúdos exclusivos

A partir de Maio, o Cidadania Queluz vai produzir conteúdos no formato PDF com melhor grafismo e organização da informação aqui apresentada. Serão boletins temáticos sem periodicidade e serão distribuídos exclusivamente pelos leitores inscritos na newsletter diária. 

Inscrição na Newsletter:
Insira o seu endereço de email:

quarta-feira, 28 de Abril de 2010

Greve na CP repete-se amanhã

A greve decretada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses repete-se amanhã entre as 05H30 e as 10H00. Imagens do dia 26 de Abril na estação Queluz-Belas (o primeiro dia da greve):

HPEM pagou mais de 200 mil euros, via ajuste directo, pelos novos contentores

A empresa municipal HPEM pagou em Novembro de 2009, mais de 200 mil euros via ajuste directo à empresa que fabrica os contentores da SUMA.

Foram feitos dois ajustes directos, um de 191.545,60 euros e outro de 39.764,10 euros. Os ajustes directos são do mesmo dia, 10 de Novembro de 2009, e têm o prazo de execução de um ano.

Desconhece-se se este valor foi para a aquisição dos contentores da cidade de Queluz ou de outra área do concelho de Sintra, uma vez que na cidade de Queluz os contentores têm o logotipo da empresa SUMA.

A gestão dos resíduos no concelho de Sintra

Contentores da SUMA limitam horizontes dos cidadãos

Os contentores da empresa SUMA criaram muralhas no campo visual dos cidadãos de Queluz. Nesta paragem de autocarros, o campo de visão dos cidadãos ficou reduzido a menos de 3 metros. Agora, só pelo som se pode saber que o autocarro está a chegar.

Junta de Freguesia de Queluz recebeu mais de meio milhão de euros para a "conservação dos jardins"

Queluz é a Junta de Freguesia do município de Sintra que mais recebe da Câmara Municipal para a "gestão e conservação dos jardins e espaços ajardinados."

No ano de 2009, a Junta de Freguesia de Queluz recebeu 571.237,89 euros da Câmara Municipal de Sintra. Em 2010 o valor orçamentado é o mesmo.

Almargem do Bispo quer Jardim de Infância na EB 1 de Camarões

A Assembleia de Freguesia de Almargem do Bispo aprovou uma moção do PCP Sintra que recomenda à Câmara Municipal de Sintra a "abertura de uma sala de Jardim de infância" na EB1 de Camarões.

Segundo a recomendação aprovada, a "EB1 de Camarões tem uma sala de aula que não se encontra a ser utilizada em virtude da referida Escola apenas ter uma turma."

Empresa Municipal EDUCA em "falência técnica"

A empresa pública municipal de gestão e manutenção de equipamentos educativos de Sintra encontra-se em "falência técnica," diz Fiscal Único.

terça-feira, 27 de Abril de 2010

Contentores da SUMA deixam a rua da Tascoa quase sem passeio

Uma das ruas históricas na freguesia de Massamá quase ficou sem passeio após a instalação dos novos contentores da SUMA. A Câmara Municipal de Sintra foi questionada se existe algum regulamento sobre mobilidade que defina o tamanho mínimo de passeios. Cadeiras de rodas e carrinhos de bebé passam a circular na estrada para dar cedência aos contentores da SUMA.

Presidente da Comissão Técnica Eleitoral da Federação de Lisboa do PS dá "tratamento desigual" às candidaturas no concelho de Sintra


João Serrano, do PS Amadora e presidente da Comissão Técnica Eleitoral da Federação da Área urbana de Lisboa do Partido Socialista (FAUL) decidiu apoiar publicamente* no Facebook uma das listas candidatas à Comissão Concelhia de Sintra do Partido Socialista.

Escola Portuguesa De Arte Equestre dá espectáculos nos jardins do Palácio

A Escola Portuguesa de Arte Equestre já tem um calendário de apresentações. Os jardins do Palácio de Queluz são o palco dos espectáculos desta escola do Ministério da Agricultura que hoje ocupa o Palácio, mas no futuro já terá casa nova no novo Museu dos Coches.

Divisão de Sintra da PSP informa que o número 214350635 não é da esquadra de Queluz

Em nota, a Divisão de Sintra da PSP referiu hoje que o número 214350635 referido neste artigo não corresponde à esquadra da PSP de Queluz. "Conforme consta na lista telefónica e no site da PSP,  o contacto da Esquadra de Queluz é o seguinte: 214340220/3."

Anúncio polémico a Sex Shop na entrada de Queluz

Numa das entradas da cidade de Queluz, na rotunda da Escola Prática da GNR, pode verificar-se um anúncio que alguns moradores chamam de "pornográfico." Trata-se de um anúncio a uma loja do comércio local na rua de Timor, perto da estação de Monte Abraão. 

Trabalhadores dos CTT em greve leva a atrasos na distribuição

CTT Massamá
CTT Massamá
Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, a greve de hoje nos CTT teve 81% de adesão dos trabalhadores. "Dos 5.300 trabalhadores já contabilizados, 4293 estão em greve" avançou o Sindicato ás 11H00. A direcção do Sindicato considera a greve "um êxito" e os trabalhadores estão neste momento em frente ao Ministério das Finanças a exigir aumentos salariais.

GREVE GERAL: CP sem transportes alternativos

A cidade de Queluz estará hoje sem qualquer transporte público. A CP não conseguiu ter transportes alternativos na cidade uma vez que a greve de hoje afecta as restantes empresas de transportes como a Vimeca. Se tiver viatura própria ou opte pelo táxi, o Cidadania Queluz deixa uma sugestão: dirija-se à estação Amadora-Este e vá de metro. A Metro Lisboa será a única empresa de transportes públicos da Grande Lisboa que não será afectada.

Mapa da alternativa:

Câmara Municipal de Sintra não cumpre lei de acesso aos documentos administrativos

A Câmara Municipal de Sintra não está a cumprir a lei de acesso aos documentos administrativos, nem está a respeitar a constituição. A constituição dá aos cidadãos "o direito de acesso aos arquivos e registos administrativos," um direito que a Câmara, os seus políticos e funcionários não dão cumprimento, colocando em causa a democracia, a cidadania e a transparência. Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra tem 10 dias úteis para dar resposta aos requerimentos. Leia-se alguns exemplos de documentos solicitados sem qualquer resposta:

SMAS Sintra recrutam 12 assistentes técnicos

Os SMAS Sintra estão a recrutar 12 assistentes técnicos para as áreas administrativa,
financeira e comercial. Os candidatos têm de ter o 12º ano e nacionalidade portuguesa.

Os detalhes do procedimento concursal podem ser lidos aqui e deve seguir todos os procedimentos publicitados em Diário da República, uma vez que qualquer incumprimento pode levar à exclusão da candidatura.

segunda-feira, 26 de Abril de 2010

Candidatura de Rui Pereira quer "promover a discussão alargada sobre a reorganização administrativa do concelho"

A discussão sobre a "reorganização administrativa do concelho" é uma aposta da candidatura de Rui Pereira que se candidata a uma novo mandato na Comissão Concelhia de Sintra do Partido Socialista.

sábado, 24 de Abril de 2010

PSP de Queluz incontactável "o número para o qual ligou não se encontra atribuído"

Se num momento de emergência precisar de contactar a PSP de Queluz irá ouvir a mensagem "o número para o qual ligou não se encontra atribuído." Fonte da PT Comunicações informou o Cidadania Queluz que o número 214350635 já não pertence à PT. O número foi transferido para outro operador.

Contactámos a PSP onde ninguém atendeu apesar das duas tentativas. Por volta das 16H30 fomos mais acima e contactámos o COMETLIS onde curiosamente também ninguém atendeu o telefone.

Feira de Artesanato em Queluz termina às 18H00

Feira de Artesanato de Queluz
Está a decorrer uma feira de artesanato na Praça Conde Almeida Araújo* em frente à Junta de Freguesia de Queluz. A feira termina às 18H00. Trata-se de uma pequena feira com pouca variedade organizada pela GAVE. Desconhece-se o motivo para a participação de tão poucos artesãos.

*apesar da Junta chamar ao espaço jardim, consideramos que o local é uma praça.

sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Câmara Municipal de Sintra instalou bancos na Miguel Bombarda, mas não há quem se sente neles

Desde o início da semana que a Avenida Miguel Bombarda tem novo mobiliário urbano. No âmbito da empreitada de requalificação foram instalados bancos numa das principais avenidas da cidade. Experimente sentar-se neles e apreciar a vista:
Num banco na Miguel Bombarda
Na mailing list do Cidadania Queluz discute-se um protesto contra os contentores da SUMA. Um acto simples: após serem esvaziados, virar-se todos os contentores da cidade de forma a que o camião da SUMA não os possa recolher de forma automática. Esta forma de protesto deve ser praticada no mês de Maio face à falta de aceitação da HPEM das sugestões dos munícipes, cidadãos para quem aquela empresa pública deveria trabalhar.

GREVE GERAL : Queluz fica sem comboios no dia 26, 27 e 29 de Abril

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses decretou uma greve para os dias 26, 27 e 29 de Abril entre as 05H30 e as 10H00, pelo que neste período a CP espera "a supressão da maioria dos comboios."

Cidade de Queluz com novo recorde: já são 6.293 desempregados

A cidade de Queluz teve um novo pico de desemprego no mês de março. Dados do IEFP indicam que estavam registados 6.293 desempregados de Queluz no Centro de Emprego da Amadora, um número nunca atingido. Recorde-se que há 3 décadas que não existiam tantos desempregados como há hoje.

Princípio de um tornado formou-se em Queluz

Por volta das 16H00 de ontem o princípio de um tornado formou-se em Monte Abraão. O tornado não terá chegado a tocar no chão nem há estragos a registar, confirmou a TVI junto dos bombeiros. Tudo não passou de um susto para quem viu e temeu pelo pior.

Transporte de cavalos "a reboque" na cidade de Queluz

O Cidadania Queluz detectou este video no Youtube. Pelas imagens trata-se da Avenida Miguel Bombarda e da EN117, estrada que liga Belas a Queluz. O vídeo terá sido gravado num domingo.
(se tiver mais informações envie-nos para mail@queluz.org)

quinta-feira, 22 de Abril de 2010

Queluz não existe no portal do IGESPAR

Desde 2004 que a o território do concelho de Sintra consta na pesquisa geo-referenciada do site do IGESPAR, contudo a Câmara Municipal de Sintra optou por transmitir apenas o território da vila de Sintra. O restante concelho foi omitido, reflexo de uma política com vários anos. Cidade prejudicada: Queluz, pelo património já classificado.

Transformador na Miguel Bombarda é "definitivo"

Transformador na Miguel Bombarda

O transformador colocado num pequeno espaço verde ao lado das Finanças de Queluz é "definitivo," respondeu hoje a Câmara Municipal de Sintra.

Corrupção: "como se transformam os pelouros do urbanismo nos coveiros da democracia e os partidos nas casas mortuárias"

quarta-feira, 21 de Abril de 2010

Assembleia Municipal aprovou em 2007 recomendação para que se fizesse o levantamento dos lagos artificiais abandonados

O Bloco de Esquerda de Sintra relembrou hoje em comunicado que em Maio de 2007, "a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma recomendação do BE/Sintra para que a Câmara Municipal fizesse o levantamento dos lagos artificiais abandonados, bem como a sinalização e vedação das situações que pudessem constituir ameaça."

Candidatos à concelhia de Sintra do Partido Socialista esgrimem apoios

As duas listas, de Rui Pereira e de Fátima Campos, esgrimem apoios no Facebook. A candidatura de Fátima Campos é apresentada hoje à noite no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Ambulância dos bombeiros de Queluz capotou : 4 feridos

Na noite de segunda-feira, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Queluz terá capotado junto ao Hospital Amadora-Sintra, numa das rotundas. Na ambulância seguiam dois bombeiros e dois polícias que ficaram com alguns ferimentos. Respondiam a uma chamada de violência doméstica em Monte Abraão. Segundo o Correio da Manhã, os quatro feridos já tiveram alta.

HPEM sem equipamento de lavagem de passeios e de escadas

A cidade de Queluz e a sua área de influência tem falta de limpeza dos passeios e das escadas. Com a falta de limpeza, passado algum tempo, qualquer escada ou passeio fica preto. É o caso destas escadas num jardim da Av. General Humberto Delgado em Belas.
Escadas sujas num jardim de Belas

terça-feira, 20 de Abril de 2010

Fernando Seara "o meu departamento de fiscalização notificou pessoalmente o proprietário"

Após a morte de dois rapazes no Cacém / Rio de Mouro, Fernando Seara disse que o seu departamento de fiscalização já tinha notificado o proprietário do terreno para corrigir a situação. "Agora o nível de responsabilidade tem que ser apurado" referiu

Dois jovens estudantes da Gama Barros morrem afogados numa lagoa do Cacém / Rio de Mouro

"Cerca das 14H20 recebemos uma chamada, via PSP, que havia dois miúdos que tinham caído numa lagoa" disse o comandante dos bombeiros de Agualva-Cacém. Apesar da lagoa ser "muito pequena" os cadáveres de um adolescente de 13 anos e de outro de 14 anos só foram encontrados por volta das 17H00.

Inaguração das instalações da ACT: mais um serviço público na vila de Sintra para um concelho desequilibrado

Amanhã serão inauguradas as novas instalações do Centro Local de Lisboa Ocidental da Autoridade para as Condições do Trabalho. A Ministra do Trabalho e da Solidariedade, Helena André, o Inspector-Geral do Trabalho, Paulo Morgado de Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, comemorarão a ocasião através de um "brinde com Porto de Honra."

segunda-feira, 19 de Abril de 2010

Magui Mateus e Bianca enchem cartaz das comemorações do 25 de Abril em Queluz

Magui Mateus e Bianca enchem o cartaz das comemorações do 25 de Abril na cidade de Queluz. Um evento com apresentação de Vitor Miranda. São três horas e meia de música no Parque Felício Loureiro que antecedem o fogo de artifício marcado para a meia noite.

Mas as comemorações do 25 de Abril não se resumem a Bianca e Maqui Mateus. Em Monte Abraão haverá a habitual noite de fados de dia 24 de Abril.

Já em Belas, pelas 22H00, no Bellas-Cinema, decorre a actuação do Grupo Musical "Até à Raiz."

Greve nos CTT dia 27 de Abril

Os Correios devem paralisar no dia 27 de Abril, terça-feira. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações refere que nas empresas onde houve prejuízo, TAP e REN, houve aumentos salariais, mas na empresa pública com lucros, os CTT, houve congelamento.

Fátima Campos quer Reconquistar a Confiança com mais participação e inclusão, um PS aberto à sociedade

No Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz, a candidatura Reconquistar a Confiança fará uma apresentação pública, quarta-feira às 19H00. Fátima Campos irá expor os motivos de um projecto alternativo ao de Rui Pereira, actual líder e também candidato à concelhia.

Jovem de Elvas foge de casa por causa de uma visita de estudo a Queluz

Um jovem de Elvas fugiu de casa para "assustar" os pais. Em causa estava o dinheiro para uma visita de estudo a Queluz, confessou o jovem à polícia.

Segundo o Correio da Manhã, o rapaz de 14 anos terá estado durante dois dias em cativeiro num barracão e inventou um rapto por vingança.

Pontos Negros com novo album em Maio "Pequeno Almoço Continental"

A banda de Queluz lança no dia 17 de Maio um novo álbum. "Pequeno Almoço Continental" foi gravado no estúdios Boom, de Pedro Abrunhosa, em Vila Nova de Gaia.

Comércio local está a ser prejudicado pelos novos contentores da SUMA?

Os novos contentores da SUMA podem estar a prejudicar o comércio local da cidade de Queluz. Numa altura em que Portugal se encontra em recessão, esta foi uma ajuda da Câmara à actividade comercial da cidade de Queluz?

"Actividade Municipal" é apreciada no dia 27 de Abril em Assembleia Municipal

A próxima reunião da Assembleia Municipal de Sintra acontece no dia 27 de Abril, terça-feira, às 20H30. A actividade municipal e as contas do município do ano de 2009 estarão em discussão e aprovação.

domingo, 18 de Abril de 2010

Concurso de Fotografia sobre Queluz até dia 27 de Maio

Segundo a JF de Queluz, a Associação de Jovens Ambientalistas de Queluz "Kid Carcaça" está a organizar um concurso de fotografia com o tema "Imagens de Queluz - Natureza, Cultura, Paisagísmo."

Hospital Amadora-Sintra aumentou atendimento mas reclamações aumentaram ainda mais

No ano de 2009 houve um aumento significativo do atendimento no Hospital Amadora-Sintra, ano em que passou a ser público. Os médicos e técnicos do Amadora-Sintra fizeram mais 43.721 atendimentos do que em 2008, no entanto, as urgências e os internamentos são áreas críticas do hospital.

Hospital Amadora-Sintra: por cada 1000 doentes atendidos nas urgências, 4 apresentam reclamação

Dados de 2009, no relatório do Gabinete do Utente da Inspecção Geral das Actividades em Saúde, apontam o Hospital Amadora-Sintra como um dos hospitais com mais reclamações. A média nacional é 1.66 reclamações por cada mil consultas. O Amadora-Sintra teve 2,42 reclamações por cada 1000 atendimentos.

sábado, 17 de Abril de 2010

Queluz tem o combustível mais barato do concelho de Sintra

Ecobrent
Abastecer o seu automóvel em Queluz é mais barato. Numa altura em que a escalada do preço dos combustíveis se mantém, pode compensar parar em Queluz para abastecer.

Distrito de Lisboa em alerta azul até amanhã

A Autoridade Nacional Protecção Civil colocou o distrito de Lisboa em alerta azul até amanhã, um nível quando existem "condições para ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais."

A Protecção Civil alerta para o perigo de existirem cheias rápidas em meio urbano, corte de estrada devido a inundações, danos em estruturas, quedas de árvores, deslizamentos de terras e acidentes de viação.

Queluz resiste à mudança dos contentores da SUMA com reclamações

Em declarações ao Correio de Sintra, o presidente da HPEM, Rui Caetano confirma que a cidade de Queluz está a resistir à mudança dos contentores da SUMA com reclamações. O presidente da empresa municipal comenta a resistência como uma "reacção normal contra a mudança pois as pessoas estavam habituadas a outros locais," referindo-se às novas localizações dos contentores.

quinta-feira, 15 de Abril de 2010

quarta-feira, 14 de Abril de 2010

Tornado formou-se no rio Tejo hoje (Vídeos)

Duerante a tarde de hoje formou-se um tornado no rio Tejo, em Lisboa. O tornado foi visto a partir do Cais do Sodré e de Santa Apolónia e até ao momento não são conhecidos estragos.


Fátima Campos apresenta dentro de uma semana candidatura à concelhia de Sintra do PS

Fátima Campos irá apresentar dia 21 de Abril às 19H00, a candidatura "Reconquistar a Confiança" no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Trata-se de uma sessão pública onde Fátima Campos reafirmará os objectivos da candidatura à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista. Na lista "Reconquistar a Confiança" juntam-se Ana Gomes, Eduardo Quinta Nova, Ana Queiroz do Vale, Piedade Mendes, Susana Ramos, Bruno Ribeiro Tavares, entre outros militantes.

[Actualização às 14H00: a apresentação foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 21 de Abril]

Secretário de Estado da Administração Local diz que hoje há mais "transparência" e "confiança"

O Secretário de Estado da Administração Local esteve ontem no Parlamento onde referiu que as queixas contra os municípios caíram 50% em dois anos.

José Junqueiro diz que os autarcas são estruturalmente honestos e não se deve confundir a árvore com a floresta. O Secretário de Estado comenta assim o estudo encomendado pela Procuradoria Geral da República que refere que as autarquias são responsáveis por 90% da corrupção.

terça-feira, 13 de Abril de 2010

Rui Pereira, presidente da concelhia de Sintra do PS pode ter acumulado cargos ilegalmente

O Jornal SOL noticia hoje que Rui Pereira, actual presidente da concelhia de Sintra do PS e deputado pelo Partido Socialista, "acumulou funções entre Março e Junho de 2009 enquanto assessor do Gabinete do secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas e enquanto administrador da FCM - Fundação para as Comunicações Móveis. No dia 23 de Junho de 2009 Rui Pereira foi ainda nomeado administrador do conselho de Administração do Instituto de Construção e do Imobiliário, cargo que exerceu durante 11 dias.

Em causa está o artigo 3.º do decreto-lei nº 196/93 de 27 de Maio que diz ser incompatível "quaisquer outras actividades profissionais, públicas ou privadas, remuneradas ou não, salvo as que derivem do exercício do próprio cargo."

A prostituição do espaço público da cidade de Queluz

A cidade de Queluz sofre da pandemia da publicidade ilegal, no entanto, a publicidade licenciada também é um problema. Na Av. Engenheiro Duarte Pacheco existem dois cartazes que cortam a paisagem visual num local emblemático da cidade: o parque Felício Loureiro.

Publicidade na Av. Engenheiro Duarte Pacheco

Entulho mantém-se à sombra de uma árvore

Na Rua Dom Francisco Manuel de Melo encontra-se um suporte de um painel publicitário à sombra de uma árvore. Trata-se de entulho ferrugento já participado à Câmara Municipal de Sintra em Dezembro.

A Divisão de Fiscalização, dependente de Fernando Seara, até hoje não deu resposta. Segundo informações não confirmadas, o terreno pertence a uma empresa de construção.
Lixo num terreno perto do rio Jamor

Parque dos Eucaliptos ou parque do Lixo?

Apesar dos contentores de 2400 litros da SUMA existem pessoas que deitam o lixo ou pela janela ou encostam-no a um canto de um prédio.

O parque dos eucaliptos sempre foi problemático. Rodeado de prédios em vez de estradas, o parque sempre sofreu de uma desatenção por parte da Junta de Freguesia de Massamá e da Câmara Municipal de Sintra.
Lixo no Parque dos Eucaliptos
Lixo no Parque dos Eucaliptos
Lixo no Parque dos Eucaliptos

Cidadãos de Queluz também têm uma "çanta paciência"

Estação Massamá-Barcarena
Quem, como eu, utiliza a linha de Cascais de uma forma que não justifica a compra de um passe mensal deve, cada vez que o faz, sofrer a confrangedora (e não só confrangedora; revoltante: a CP custa muito dinheiro aos contribuintes) incompetência daquela administração. Hoje na estação do Cais do Sodré era o caos: as máquinas instaladas não têm débito para tanto movimento (e não vale a pena virem-nos dizer que as viagens se podem comprar adiantadamente - os turistas não seriam talvez a maioria dos passageiros que pretendiam comprar bilhetes, mas eram em número significativo) pelo que as bichas eram monstruosas; algumas das máquinas estavam avariadas; os poucos funcionários da CP presentes faziam corajosamente face aos protestos dos passageiros fugindo (com uma notável e honrosa excepção).

Carro abandonado e a verter óleo... há dois dias

Há dois dias, numa rotunda perto do Parque Felício Loureiro, encontra-se um carro abandonado a verter óleo para a estrada. Certamente que as "frequentes" patrulhas da Polícia Municipal de Sintra ainda não o detectaram:

Carro abandonado
Carro abandonado

Contentores da SUMA ocupam espaços de estacionamento para "bem da comunidade"

A administração da Higiene Pública Municipal entende que a ocupação de lugares de estacionamento com contentores da SUMA é para "o bem da comunidade."

Os moradores da Avenida 25 de Abril certamente agradecem à HPEM pelos benefícios:
Contentores da SUMA

Nasce uma floresta tropical perto da estação de Massamá-Barcarena

Apesar das obras de construção da nova estação de Massamá-Barcarena, a Câmara Municipal de Sintra poderia continuar a fazer a manutenção dos espaços verdes. Optou por não fazê-lo.

Ervas perto da estação de Massamá-Barcarena

segunda-feira, 12 de Abril de 2010

Rui Pereira recandidata-se por um "PS com vida"

Rui Pereira recandidata-se à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista, avançou hoje a Rádio Ocidente. Candidata-se por um "PS com vida, capaz de dinamizar todas as secções, de envolver todos os militantes, de mobilizar os cidadãos numa participação activa e responsável na defesa dos seus direitos e na construção de uma alternativa política para o Concelho."

O deputado do Partido Socialista critica a coligação entre PSD, CDS/PP, PCP, PPM, PT no concelho de Sintra que "desde há uma década tem conduzido o concelho de Sintra num caminho de degradação económica, social e política sem precedentes."

A candidatura de Rui Pereira sente que "os eleitores reconheceram no Partido Socialista e nas suas propostas uma visão moderna e capaz de garantir um futuro melhor para os Portugueses."

Até agora são conhecidas duas listas candidatas à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista, uma encabeçada por Fátima Campos e outra por Rui Pereira

Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista desde 2008

Depois de Fátima Campos, Rui Pereira também anunciou a recandidatura à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista. Recorde-se que no dia 7 de Março de 2008, há cerca de dois anos, Rui Pereira e Ana Gomes candidataram-se, encabeçando listas diferentes, à Comissão Política. Rui Pereira venceu.

Mais tarde, Ana Gomes teve apoio de José Sócrates e candidatou-se à Câmara Municipal de Sintra com o apoio do PS Sintra. Já Rui Pereira integrou as listas do círculo eleitoral de Lisboa do PS e foi eleito deputado. Hoje Ana Gomes é deputada no Parlamento Europeu e vereadora na Câmara Municipal de Sintra. Rui Pereira é deputado no Parlamento Português.

Fátima Campos candidata-se à concelhia de Sintra do PS para "reconquistar a confiança"

A presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão apresenta a candidatura à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista no dia 14 de Abril, quarta-feira, em Queluz.

Fátima Campos encabeça uma lista onde se junta Ana Gomes, Eduardo Quinta Nova, Ana Queiroz do Vale, Piedade Mendes, Susana Ramos, Bruno Ribeiro Tavares, entre outros militantes. Uma candidatura para que "o Partido Socialista volte a ocupar o espaço fulcral que outrora assumiu no Município de Sintra, contribuindo activamente para o seu desenvolvimento socioeconómico," diz Fátima Campos.
Imagem de candidatura de Fatima Campos
A autarca, eleita desde 2001 e militante socialista desde 1990, quer um partido livre de "conveniências ou interesses," quer autarcas que trabalhem "para as pessoas" e quer os militantes socialistas no "centro da solução" de "forma informada, capacitada e responsável." A candidatura tem como objectivo a "valorização de Sintra enquanto concelho empreendedor, promovendo, por um lado a qualificação territorial, renovada a partir da valorização dos seus recursos e de uma capacidade de atracção de investimentos e de recursos humanos e organizativos."

A candidatura já tem uma página no Facebook. Desconhece-se se se haverá mais listas candidatas à Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista. As eleições internas estão marcadas para o dia 30 de Abril.

Concelhia de Sintra do PS: eleições internas no dia 30 de Abril

É já neste mês que todas as secções do Partido Socialista no concelho de Sintra vão a votos. Será ainda eleita uma nova comissão política no concelho sucedendo a anterior, liderada por Rui Pereira, deputado na Assembleia da República.

As eleições decorrem entre as 17H00 e as 23H00 no dia 30 de Abril.

Oliveiras, Engenharia e Construção, S.A venceu concurso para a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Monte Abraão

A sociedade Oliveiras, Engenharia e Construção venceu o concurso público da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Monte Abraão. O contrato foi assinado no dia 8 de Abril e contou com a presença de Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

O preço base era de mais de quatro milhões, no entanto, segundo os SMAS Sintra, através de concurso o valor foi reduzido para os 2.379.395,04 €. O critério era precisamente o valor mais baixo.

O período de execução é de 900 dias, ou seja, as obras devem terminar em Setembro de 2012.

domingo, 11 de Abril de 2010

Grupo de vândalos espalha terror na Miguel Bombarda

Por volta das 22H00, um grupo de 10 jovens espalhou o terror na Avenida Miguel Bombarda e na estação de comboios de Queluz-Belas. A PSP de Queluz mais uma vez esteve ausente apesar de nesta zona da cidade circularem centenas de pessoas por hora.


O grupo bebia álcool e espalhava lixo pela relva perto da estação de Queluz-Belas. Do que nos foi visível ainda tentou criar um conflito quando um homem estava numa caixa multibanco. "Estás-nos a esconder o dinheiro!?" - disse um dos membros do grupo.

Desconhece-se se terão efectuado algum assalto. Desconhece-se também se à hora dos acontecimentos havia algum patrulhamento na cidade de Queluz.

Muro da Av. Paiva Couceiro em risco de derrocada

Muro do Clube Atlético de Queluz
Existe um muro do Clube Atlético de Queluz em risco de derrocada. As grades da Divisão de Intervenção Local 3 da Câmara Municipal de Sintra apenas transmitem uma sensação falsa de segurança. Ainda hoje a Câmara Municipal de Sintra foi questionada sobre o que fará no sentido de garantir a segurança de quem utiliza o passeio. Recorde-se que na Av. Paiva Couceiro existem duas escolas.

sábado, 10 de Abril de 2010

3ª Marcha pela Saúde : "A saúde está mal! Queremos um Hospital" / "Basta de Conversas! Cumpram as promessas"

António Carrasco: "temos situações caricatas de centros de saúde a funcionar em prédios de habitação"

António Carrasco, responsável pela Comissão de Utentes de Saúde do concelho de Sintra, disse hoje na "3ª Marcha pela Saúde" que existem "situações caricatas de centros de saúde a funcionar em prédios de habitação."

As reinvidicações da CUSCS são a construção de sete novas extensões de saúde (Almargem do Bispo, Belas, Queluz, outras freguesias) e construção de um hospital público em Sintra.

Dezenas marcharam pelo "direito à saúde" até ao hospital Amadora-Sintra

3ª Marcha pela Saúde
Hoje, a Comissão de Utentes de Saúde de Sintra organizou uma marcha desde os Quatro Caminhos em Queluz até ao Hospital Amadora-Sintra na Amadora. Dezenas de cidadãos responderam à iniciativa. Os manifestantes gritavam "a saúde está mal, queremos um hospital."

A 3ª Marcha pela Saúde começou já depois das 15H00 e interrompeu parcialmente o trânsito na zona dos Quatro Caminhos, Bombeiros Voluntários de Queluz e rotunda do Lido. Já na Amadora juntaram-se também manifestantes daquele concelho que exigiam mais médicos de família e melhores cuidados de saúde primários.

António Carrasco, responsável da Comissão de Utentes de Saúde de Sintra, está contra o discurso de inevitabilidade e responde com "luta" pelo "direito à saúde." São 175 mil utentes no concelho de Sintra e da Amadora sem médico de família. Já nas urgências do Amadora-Sintra, um hospital sobrelotado, há quem espere para ser atendido, mais de 12 horas.

Acumulação de pensões com retribuições de vereador investigada pelo Ministério Público


A concelhia de Sintra da CDU tem um vereador eleito, Baptista Alves, que acumula a sua pensão e remunerações enquanto presidente do conselho de administração dos SMAS Sintra. A situação está agora a ser investigada pelo Ministério Público depois de uma queixa da vereação do Partido Socialista, avança a edição do jornal Público de hoje.

Já em Maio de 2009, os SMAS Sintra receberam um ofício da Caixa Geral de Aposentações que mandava o vereador da CDU "cessar funções," decisão que alegadamente não terá sido acatada. A CGA queria ainda saber os valores mensais que receberam desde Novembro de 2005, para que "possa proceder-se à 'regularização' da situação passada". Baptista Alves respondia "que, segundo vários pareceres, está de acordo com a lei."

Email do Centro de Saúde de Queluz não funciona há quase um mês

Há quase um mês que o endereço direccao.queluz@csqueluz.min-saude.pt, cedido pela ARS-LVT, não funciona. A situação foi detectada no dia 19 de Março. Tentava-se enviar um requerimento a solicitar "o relatório produzido até 31 de Março no âmbito da Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde."

Mas o requerimento nunca chegou directamente ao Centro de Saúde de Queluz e à Exma. Senhora Directora do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa X porque têm um mail que não funciona há quase um mês.

sexta-feira, 9 de Abril de 2010

Fernando Seara deve integrar próximo Conselho Nacional do PSD

O actual presidente da Câmara Municipal de Sintra foi proposto por Paulo Rangel para integrar o futuro conselho nacional do PSD. Recorde-se que Fernando Seara foi apoiante de Paulo Rangel. Já Marco Almeida, também apoiante de Paulo Rangel, não deve permanecer no Conselho Nacional.

O Conselho Nacional é elaborado de acordo com o método de hondt mediante o resultado das eleições onde Pedro Passo Coelho foi eleito líder.

Laboratórios Delta avança com novo despedimento colectivo

A empresa Laboratórios Delta vai despedir 27 delegados de informação médica e uma funcionária do departamento de formação, avança o jornal SOL de hoje. O director de recursos humanos da farmacêutica confirmou que a empresa passa por um processo de restruturação após a "perda do portfólio dos produtos licenciados pela empresa Bene Arzneimittel."

Esta perda tem um "peso substancial" na facturação dos Laboratórios Delta que perde a marca ben-u-ron, o medicamento mais vendido em Portugal.

Centro de Saúde de Queluz realizou mais de 200 mil consultas em 2009

O Centro de Saúde de Queluz realizou 231699 mil consultas em 2009 e é o Centro de Saúde com mais consultas em planeamento familiar de toda a área de Lisboa e Vale do Tejo. Em 2009, foram realizadas 10422 consultas de planeamento familiar em Massamá, Queluz, Monte Abraão, Belas e Casal de Cambra, freguesias do Centro de Saúde de Queluz.

Queluz ocupa o segundo lugar no número de consultas, mas esta tabela da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não faz a relação entre número de utentes e consultas, nem faz a relação entre número de médicos activos e consultas, o que não permite retirar mais conclusões.

Novos contentores do lixo respeitam normas europeias, mas são mais altos que alguns de nós

Nas especificações dos novos contentores da cidade de Queluz  pode verificar-se que têm 1,63 metros de altura, quando a altura média das mulheres (em Espanha) é de 1.61 metros. Já as crianças vêem-se impossibilitadas de despejar o lixo, isto ao abrigo de uma norma europeia: EN 12574.

Os novos contentores da empresa SUMA foram adquiridos à empresa espanhola Contenur, "uma sociedade fundada em 1985" que se dedica "à investigação, desenvolvimento, fabrico e comercialização de contentores."

Vice-Presidente diz que Câmara foi enganada pelo Grupo de Missão e pelo Ministério da Saúde

Em entrevista ao Correio da Linha, Marco Almeida afirma que a Câmara Municipal de Sintra foi "taxativamente enganada" pelo grupo de missão e pelo Ministério da Saúde. O vice-presidente da Câmara diz ainda que apenas revelará a sua visão do motivo do "engano" quando "sair da Câmara Municipal de Sintra."

Marco Almeida refere que por duas vezes a Câmara Municipal de Sintra negociou a cedência de terrenos para a construção de um hospital. Junto ao Tribunal de Sintra o terreno "era demasiado rochoso." Já na Quinta do Anjinho estava em causa os "veios freáticos," local que veio a servir para o quartel dos bombeiros de São Pedro. Posteriormente foi comunicado à Câmara Municipal de Sintra que "o hospital de Cascais teria prioridade."

Contrato da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Monte Abraão assinado ontem

Ontem, às 16 horas, foi assinado o contrato da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Monte Abraão. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e decorreu no Salão Paroquial da Igreja de Monte Abraão.

O concurso público tinha um preço base de mais de quatro milhões de euros. As propostas foram abertas no dia 7 de Dezembro e concorreram 15 empresas.

Ainda se desconhece o valor, a empresa, e o prazo de execução. A obra "engloba a reabilitação global da rede de distribuição" de Monte Abraão.

quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Curso de iniciação à infomática na cidade de Queluz a partir de amanhã

A partir de amanhã decorre um curso de iniciação à informática na cidade de Queluz. A entidade formadora é de Monte Abraão e o curso realiza-se em Massamá com o apoio da Junta de Freguesia.

Existem 3 módulos - computador e componentes; software (windows e word); Internet - e trata-se de uma oportunidade se pensa adquirir um computador e nunca teve contacto nenhum ou quer aprender mais.

Domingo: actividades desportivas no Parque Felício Loureiro

No próximo domingo, em parceria com várias associações e instituições da cidade de Queluz, a Câmara Municipal de Sintra vai organizar o "Sintra em Movimento" no Parque Felício Loureiro.

Será feita a medição ao perímetro abdominal e indíce de massa corporal e um aconselhamento para estilos de vida saudáveis. Serão ainda desenvolvidas várias actividades desportivas:

Violador de uma enfermeira no Amadora-Sintra foi acusado este mês

A secção da Amadora do DIAP da Grande Lisboa Noroeste "deduziu acusação contra um indivíduo de 28 anos por, indiciariamente, ter violado e roubado uma enfermeira do Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, depois de a abordar no parque de estacionamento no final do turno, à noite."

Foram "imputados os crimes de roubo agravado, violação, detenção de arma proibida e falsificação de documento." O suspeito encontra-se em prisão preventiva desde 2 de Outubro de 2009.

A violação aconteceu no dia 22 de Setembro de 2009 já perto dos jardins de Queluz. A investigação esteve a cargo da Polícia Judiciária "com perícias realizadas pelo Laboratório de Polícia Científica e da Delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal."

Junta de Freguesia de Rio de Mouro no Plano de Inspecções da IGAL deste ano

Junta de Freguesia de Rio de Mouro está presente no Plano de Inspecções da IGAL para o ano de 2010. Esta Junta de Freguesia do município de Sintra é presidida por Filipe Gonçalo de Faria Santos. O presidente de Junta reeleito deverá ter de explicar o que se passou no mandato anterior.

A Junta de Freguesia de Rio de Mouro terá sido palco de uma guerrilha entre membros da coligação CDS-PP/PSD e uma queixa formal chegou à Inspecção-Geral da Administração Local. 

Segundo o DN, a queixa aponta para "alegadas irregularidades cometidas por Filipe Santos e outros dirigentes" da freguesia.

quarta-feira, 7 de Abril de 2010

"Voltarei antes da meia noite" estreia em Queluz amanhã

Voltarei antes da meia noite
A partir de amanhã até dia 25 de Abril estará em cena a peça "Voltarei Antes da Meia-Noite" no Teatroesfera. A entrada tem o custo de 10,00€ e os cidadãos de Queluz e municípes de Sintra têm desconto de 2,50€.

Trata-se de um êxito mundial encenado agora por Rui Luís Brás. Leia mais informações sobre a peça aqui e consulte os horários aqui.

Três homens detidos na Rua Natália Correia por tentativa de roubo a estabelecimento comercial e posse de armas de fogo

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão de Policial de Sintra, deteve ontem 3 homens, com 26, 29 e 43 anos, por "tentativa de roubo a estabelecimento comercial e posse de armas de fogo."

Dois dos homens estavam a ser observados ma Rua das Rosas por uma Equipa à civil da Esquadra de Investigação Criminal de Sintra que patrulhava a cidade de Queluz.

A equipa à civil interceptou os indivíduos já na Rua Natália Correia quando se reuniam com o indivíduo mais velho numa viatura. "Apercebendo-se então que os 2 indivíduos colocavam gorros na cabeça, inclinando as cabeças para ocultarem o acto, e iniciavam a marcha da viatura, motivo que justificou a imediata intervenção da PSP, permitindo interceptar os suspeitos." refere a divisão de Sintra da PSP em comunicado.

Regulamento Municipal da atribuição de Habitação social em consulta pública

A Câmara Municipal de Sintra deu início à consulta pública do Projecto de Regulamento Municipal da atribuição de Habitação social do município de Sintra. Durante 30 dias pode enviar para o geral@cm-sintra.pt "eventuais contributos."

Apesar da consulta pública começar hoje, no regulamento ainda consta a expressão "cartão de eleitor." um documento descontinuado.

terça-feira, 6 de Abril de 2010

Queluz e concelho de Sintra marcham até ao Amadora-Sintra por um novo hospital público

3º Marcha pela SaúdeA terceira marcha pela saúde já está marcada para o próximo sábado, dia 10 de Abril. A marcha pela saúde parte dos Quatro Caminhos na cidade de Queluz até ao Hospital Amadora-Sintra.

A pé, os dezenas de manifestantes exigirão "um novo hospital público no concelho" de Sintra. A Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Sintra exige também a construção de novas extensões de saúde na freguesia de Belas, Queluz e Almargem do Bispo (além de outras no concelho de Sintra).

António Carrasco, da CUSCS, justifica a marcha pelo facto de mais de dez por centro dos portugueses sem médico de família serem do concelho de Sintra: "125 mil utentes sem médico de família."

Na 1ª Marcha pela Saúde (2008) participaram 400 pessoas. Na 2ª Marcha pela Saúde participaram mais de 280 pessoas. Já neste sábado às 15H00, a 3ª Marcha pela Saúde parte dos Quatro Caminhos em direcção ao hospital.

Corrigido no dia 8 de Abril: hora da manifestação e extensões de saúde exigidas.

quinta-feira, 1 de Abril de 2010

Se Jesus Cristo vivesse em Portugal...


Ora bem, estamos de férias -ou em muitos casos, de fim de semana prolongado. Como tal, confesso que só me apetece escrever sobre lugares paradisíacos, passeatas com a família e limpezas de Primavera. Porém, isso não tem interesse nenhum. Já que estamos na Páscoa, aproveito a embalagem e falamos disso mesmo, mas numa perspectiva diferente. E se Jesus Cristo vivesse hoje em dia no nosso país?

Equipa de Intervenção Rápida apeada na cidade de Queluz

O problema da falta de viaturas na PSP continua e até a Equipa de Intervenção Rápida já não tem viatura. Segundo o Correio da Manhã, cinco agentes da cidade foram destacados para efectuar patrulhamento a pé na freguesia de Massamá, no entanto, tiveram de apanhar o comboio pois não tiveram transporte da PSP.

Câmara Municipal de Sintra e Ministério da Administração Interna juntos no combate à criminalidade

O Ministro da Administração Interna reuniu-se com Fernando Seara no dia 19 de Março. Numa reunião de trabalho, Rui Pereira e o presidente da Câmara Municipal de Sintra discutiram "matérias de interesse mútuo e projectos comuns como a instalação da Unidade Especial de Polícia da PSP e do Centro de Instalação de Cidadãos Estrangeiros no concelho de Sintra."

Jornais

Últimas imagens

Roteiro da cidade de Queluz

Arquivo

Blogs

Últimos documentos

Últimos comentários

Últimos artigos

Economia

Internacional

Contacte-nos através do mail@queluz.org

Voltar ao topo  

雪茄网购| 雪茄| 哈瓦那雪茄| 雪茄价格| 雪茄烟网购| 雪茄专卖店| 雪茄怎么抽| 雪茄烟| 雪茄吧| 陈年雪茄| 大卫杜夫雪茄| 保利华雪茄| 古巴雪茄品牌| 古巴雪茄| 古巴雪茄多少钱一只| 古巴雪茄专卖网| 烟斗烟丝| 小雪茄| 金特罗雪茄| 帕特加斯d4 | 蒙特雪茄| 罗密欧朱丽叶雪茄| 网上哪里可以买雪茄| 限量版雪茄| 雪茄专卖| 雪茄专卖网| 雪茄哪里买| 买雪茄去哪个网站| 推荐一个卖雪茄的网站| 雪茄烟| 古巴雪茄价格| 雪茄海淘| 雪茄网| 帕拉森雪茄|

上車盤| 搵樓| 豪宅| 校網| 居屋| 貝沙灣| 美孚新邨| 嘉湖山莊| 太古城| 日出康城| 九龍站 | 沙田第一城| 樓市走勢| 青衣| 西半山| 西貢| 荃灣|

electric bike| best electric bike| electric bikes for adults| e bike| pedal assist bike| electric bikes for sale| electric bike shop| electric tricycle| folding electric bike| mid drive electric bike| electric trike| electric mountain bike| electric bicycle| electric bike review| electric fat bike| fat tire electric bike| women's electric bike |

school| international school of hong kong| international school| school in Hong Kong| primary school| elementary school| private school| UK school| british school| extracurricular activity| Hong Kong education| primary education| top schools in Hong Kong| Preparatory| best international schools hong kong| best primary schools in hong kong| primary school hong kong| private school hong kong| british international school| extra-curricular| school calendars| boarding school| school day| Bursary| British international school Hong Kong| British school Hong Kong| English primary school Hong Kong| English school Hong Kong| International school Hong Kong| School Hong Kong| boarding school Hong Kong| best school in Hong Kong| School fees|