quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009

Já choveu o dobro do que em Dezembro do ano passado

Segundo os dados estação meteorológica de Queluz (Parque Urbano) já choveu o dobro neste Dezembro do que o ano passado.

Em Dezembro de 2008 houve uma precipitação de 90.7mm enquanto neste mês já se registou uma precipitação de 182.6mm.

2008 vs. 2009

No ano de 2009 registou-se 598.9mm de precipitação enquanto em 2008 registou-se 721.6mm de precipitação o que indica que choveu mais no ano de 2008.

Recorde-se que só no mês de Fevereiro de 2008 foi registado o valor de precipitação de 185.7mm, superior a Dezembro de 2009. A diferença de Fevereiro de 2008 com Dezembro de 2009 é que a maior parte da precipitação registou-se apenas em dois dias (17 e 18 de Fevereiro) enquanto em Dezembro de 2009 a precipitação tem sido distribuída ao longo dos dias do mês.

terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

Num ano, a cidade de Queluz tem mais 1.000 desempregados inscritos

A cidade de Queluz tinha 5.835 desempregados inscritos no Centro de Emprego da Amadora em Novembro de 2009. Um acréscimo de quase 100 desempregados face ao mês de Outubro.

Mais mil desempregados num ano

Em Novembro de 2008 existiam 4.927 desempregados na cidade, enquanto em Novembro de 2009 existiam 5835 desempregados inscritos no Centro de Emprego da Amadora.

Desemprego é transversal independentemente das habilitações académicas


No concelho de Sintra em todas as habilitações académicas houve um acréscimo do número de desempregados inscritos face ao ano de 2008. Num ano, o acréscimo de desempregados inscritos com licenciatura ronda os 25%.

segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009

Passagem de ano: só a Linha de Cascais funcionará toda a noite

Apesar de muitos residentes do concelho de Sintra, cidade de Queluz e cidade da Amadora deslocarem-se à praça do comércio na passagem de ano, a CP não prevê um reforço na oferta de comboios.

Na Linha de Cascais, os comboios funcionarão toda a noite com partidas do Cais do Sodré: 1H00, 1H30, 2h00, 2h30, 3h00, 3h30, 4h00 e 4h30.

Já na Linha de Sintra aplica-se o horário normal de feriados. No dia 1 de Janeiro os últimos comboios partem do Rossio: 0H51 e à 1H21.

No ano passado, estes comboios vieram repletos de passageiros.

Homem nu em Queluz afirmava ser deus : foi internado

Segundo o Correio da Manhã, um homem de 36 anos surgiu numa rua de Queluz completamente nu a afirmar que era Deus. Aconteceu no dia 26 de Dezembro e o homem já está internado no serviço de psiquiatria do hospital Amadora-Sintra.

O homem foi detido pela PSP de Queluz após ter surgido num café perto da esquadra onde começou a bater nos clientes. Já no carro patrulha e algemado, o homem nu partiu três vidros com os pés e quando chegou à esquadra destruiu um banco e terá partido mais vidros.

As análises do Hospital Amadora-Sintra confirmaram que não existe álcool ou quaisquer outras substâncias no organismo que provocassem este comportamento. Em declarações ao Correio da Manhã, a mulher do internado afirma que ainda compreende o que aconteceu.

Homem nu em Queluz afirmava ser deus : foi internado

Segundo o Correio da Manhã, um homem de 36 anos surgiu numa rua de Queluz completamente nu a afirmar que era Deus. Aconteceu no dia 26 de Dezembro e o homem já está internado no serviço de psiquiatria do hospital Amadora-Sintra.

O homem foi detido pela PSP de Queluz após ter surgido num café perto da esquadra onde começou a bater nos clientes. Já no carro patrulha e algemado, o homem nu partiu três vidros com os pés e quando chegou à esquadra destruiu um banco e terá partido mais vidros.

As análises do Hospital Amadora-Sintra confirmaram que não existe álcool ou quaisquer outras substâncias no organismo que provocassem este comportamento. Em declarações ao Correio da Manhã, a mulher do internado afirma que ainda compreende o que aconteceu.

Homem detido em Almargem do Bispo por posse ilegal de armas e droga

A GNR anunciou hoje que deteve um homem no dia 24 de Dezembro por "posse ilegal de armas e produto estupefaciente." O homem reside em Almargem do Bispo e tem 42 anos.

Na sequência de uma situação de violência doméstica, a GNR realizou uma busca domiciliária "autorizada através do respectivo mandado judicial." Na busca foram apreendidos "um revólver, calibre.38; uma carabina de ar comprimido, calibre 4.5; uma mira telescópica; sete munições; uma caixa de chumbo; três telemóveis; 25 relógios contrafeitos no valor presumível de €1300 e 0.5 gramas de cocaína."

O arguido de 42 anos foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Amadora e foi libertado mediante Termo de Identidade e Residência.

segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009

Juntas de Freguesia da cidade e Câmara Municipal ainda não aderiram às redes sociais

As redes sociais podem ser meios de divulgação das actividades das autarquias e um incentivo à participação cívica, mas as Juntas de Freguesia da cidade de Queluz e a Câmara Municipal de Sintra ainda não estão presentes nas redes sociais.

A Câmara Municipal de Oeiras já aderiu ao Twitter e ao Facebook. No Facebook já tem quase dois mil cidadãos associados e através desta rede pode agendar eventos e divulgar as iniciativas do concelho. Desta forma o município de Oeiras chega aos cidadãos, o que não acontece com a Câmara Municipal de Sintra.

Câmara e Juntas de Freguesia desactualizadas


A Câmara Municipal de Sintra nem sequer tem o rss activo na sua página, o que não permite aos cidadãos acompanharem as actualizações noutras plataformas como o Google Reader.

Apenas a Junta de Freguesia de Almargem do Bispo e a Junta de Freguesia de Monte Abraão têm o RSS activo, mas optam por não o utilizar nas redes sociais como o Facebook e o Twitter. À hora da consulta, o site da Junta de Freguesia de Belas estava mais uma vez offline.

Grupos políticos dão exemplo

Quer a JSD Queluz como a JS Queluz já têm página no Facebook. Ambas as juventudes partidárias são as mais activas do concelho de Sintra na internet.

sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

Escultura de José Pedro Croft já foi lavada

A escultura de José Pedro Croft no Parque Felício Loureiro já se encontra limpa de graffitis. Após anos graffitada, a Câmara Municipal de Sintra procedeu à sua lavagem "com produto anti-grafitti."

Segundo a Câmara Municipal de Sintra, os "cerca de 100 candeeiros em estado de degradação ao nível da pintura, serão pintados com esmalte sintético cor verde-garrafa, de acordo com a disponibilidade do serviço." Já "os cerca de 40 bancos de jardim serão pintados e as réguas podres/partidas serão substituídas, [também] de acordo com a disponibilidade do serviço."

Sobre o repuxo avariado, sobre o rio artifical avariado e sobre o poste de iluminação avariado, a Câmara afirma já ter reparado as avarias.

Para os sinais de degradação serem de imediato resolvidos é necessária a reclamação dos munícipes. Pode consultar aqui algumas instruções para apresentar reclamações.

Ministra da Saúde na cidade de Queluz para assinalar lançamento das Unidades de Cuidados na Comunidade

centrosaudequeluzA Ministra da Saúde, Ana Jorge, estará hoje na cidade de Queluz para assinalar o lançamento das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC).

Constituídas por equipas multiprofissionais de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, as UCC vão prestar cuidados de saúde, bem como apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco, dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo. É através destas unidades que se cruzam as duas grandes prioridades do actual Governo para a área da saúde: os Cuidados de Saúde Primários e a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A UCC da cidade de Queluz e área de influência chama-se Abraçar Queluz e fica na Rua Teixeira de Pascoais, em Massamá, onde funcionam hoje duas Unidades de Saúde Familiar do Centro de Saúde de Queluz.

Programa da Ministra da Saúde:

15h30 – Visita domiciliária a um recém-nascido, que poderá ser acompanhada pela comunicação social (Rua António José de Almeida, n.º 2, Casal de Cambra).
16h15 – Visita às instalações da UCC «Abraçar Queluz», onde fará declarações à comunicação social (Rua Teixeira de Pascoais, em Massamá).

Sismo: edifícios construídos antes de 1983 podem estar em risco

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Setúbal aproveitou o sismo para recolher testemunhos dos munícipes que sentiram o sismo no concelho de Setúbal.

Desta forma, a Protecção Civil de Setúbal irá obter informações "que permitam verificar, catalogar e definir zonas onde os efeitos de um sismo possam ser mais prováveis."

Apesar do sismo ter sido sentido na cidade de Queluz desconhece-se qualquer medida do Serviço Municipal de  Protecção de Protecção Civil de Sintra quer no sentido de prestar informação como na recolha de informação.

Edifícios construídos antes de 1983 podem estar em risco

Segundo o engenheiro Alfredo Campos Costa, investigador principal do LNEC, os edifícios construídos antes de 1983 precisam de ser reavaliados.

Em declarações à TSF o investigador afirmou que "já devia haver um plano nacional de reforço sísmico para este tipo de estruturas." Tratam-se de edifícios construídos antes de 1983, de betão e sem resistência física.

Estes edifícios devem ser substituídos ou reforçados.  A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica entregou uma petição ao Governo, Parlamento e União Europeia sobre este problema, mas sem quaisquer resultados.

Já Luís Guerreiro, professor professor do departamento de Engenharia Civil do IST de Lisboa, afirmou que se este sismo tivesse sido mais próximo da costa, as consequências seriam iguais aos do sismo que ocorreu em Aquila.

O professor Luís Guerreiro critica as Câmaras Municipais que têm mostrado pouca "preocupação." A fiscalização realizada é "baseada no compromisso de honra do projectista" e não tanto numa "verificação sistemática."

É preciso fiscalizar o cumprimento das normas, defende Luís Guerreiro.

Medidas a tomar durante um sismo (IM):
  • Normalmente é melhor não tentar sair de casa a fim de evitar o risco de ser atingido, na fuga, pela queda de objectos.
  • Permaneça calmo e preste atenção ao estuque, tijolos, prateleiras ou outras estruturas ou objectos que possam cair.
  • Afaste-se de janelas, vidros, varandas ou chaminés.
  • Abrigue-se rapidamente num local seguro, por exemplo, no vão de uma porta interior firmemente alicerçada, debaixo de uma mesa pesada ou de uma secretária; se não existir mobiliário sólido, encoste-se a uma parede interior ou a um canto e proteja a cabeça e o pescoço.

Entrar com "traje descomposto" numa biblioteca do concelho poderá dar coima de 30 a 100 euros

A Câmara Municipal de Sintra colocou online o Projecto de Regulamento da Organização, Funcionamento e Utilização da Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra.

Este projecto estará em consulta pública durante 30 dias desde a data em que é publicado em Diário da República (a publicação ainda não foi feita). Pode, no entanto, contribuir desde já através do mail geral@cm-sintra.pt (podendo enviar com conhecimento para cidadaniaqueluz@googlegroups.com).

Entrar descalço ou com "traje descomposto" dá direito a coima acima de 30 euros


No Projecto de Regulamento da Organização, Funcionamento e Utilização da Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra está previsto um artigo com comportamentos perturbadores, dos quais destaca-se o seguinte: "entrar nas instalações com o traje descomposto e/ou descalço."

Após a consulta pública, se este regulamento for aprovado, quem entrar na Biblioteca Municipal de Queluz com "traje descomposto" poderá estar a cometer uma contra-ordenação que tem como coima 30 a 100 euros. Trata-se de uma medida presente no Regulamento das Bibliotecas para evitar comportamentos perturbadores.

Queluz terá Unidade de Cuidados na Comunidade

Nas candidaturas às Unidades de Cuidados na Comunidade - UCC - existe uma em Queluz que deve entrar em funcionamento até ao final do ano.

Trata-se da Abraçar Queluz e a coordenadora é a enfermeira-chefe do Centro de Saúde do Cacém, Teresa Maria Pires de Matos Coito.

Acções das Unidades de Cuidados na Comunidade
  • Diagnóstico de saúde da comunidade em parceria com a USP e a Rede Social.
  • Projectos de Intervenção Comunitária em parceria com outras instituições da comunidade como projectos de luta contra a pobreza e exclusão social, contractos de desenvolvimento Social, no âmbito da Rede Social e outras intervenções previstas no Plano Nacional Apoio aos Idosos, projectos previstos no plano de desenvolvimento social e outras intervenções territoriais de âmbito nacional ou comunitário
  • Protecção e promoção de saúde e prevenção da doença da comunidade, através dos programas já instituídos como sejam: Programa Nacional de Saúde Escolar; Programa Nacional de Saúde Oral; Protecção dos trabalhadores contra riscos de exposição aos agentes biológicos;
  • Programa Nacional de Promoção e Protecção da Saúde nos Locais de Trabalho e Plano de Promoção e Vigilância da Saúde dos Trabalhadores em articulação com a USP.
  • Acompanhar utentes e famílias de maior risco e vulnerabilidade;
  • Cooperar com outras unidades funcionais no tocante a acções dirigidas aos utentes, às suas famílias e à comunidade, nomeadamente na implementação de programas de intervenção especial com recurso a unidades móveis e na criação de redes de apoio às famílias;
  • Promover, organizar e participar na formação técnica externa, designadamente nas áreas de apoio domiciliário e familiar, bem como no voluntariado;
  • Participar nas actividades inerentes à Rede Social, na vigilância de saúde e acompanhamento social das famílias com deficientes recursos sócio económicos;
  • Participar nas actividades do programa de intervenção precoce a crianças.
  • Cuidados domiciliários médicos e de enfermagem, de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e acções paliativas;
  • Cuidados de reabilitação física;
  • Apoio psicológico, social e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados;
  • Educação para a saúde dos doentes, familiares e cuidadores informais;
  • Coordenação e gestão de casos com outros recursos de saúde e sociais;
  • Produção e tratamento de informação nos suportes de registo preconizados no âmbito dos CSP e da RNCCI.
Comunicação

O "plano de acção e o relatório de actividades [da Abraçar Queluz] deve ser disponibilizado junto da população abrangida," pelo que desconhece-se para já se a Abraçar Queluz terá uma página na internet onde informe os cidadãos sobre a sua actividade.

quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Obras na Miguel Bombarda param para férias

O prazo de execução das obras na Avenida Miguel Bombarda termina em Março de 2009. Apesar do prazo estar a terminar, as obras vão parar de dia 19 de Dezembro até dia 3 de Janeiro.

O conjunto de pracetas ainda não tiveram qualquer intervenção, continua a não haver passeios num dos lados da Avenida e as pessoas são obrigadas a circular pelo asfalto da estrada enlameada.

SMAS Sintra não respeitam cidadãos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra têm interrompido diariamente o abastecimento de água sem avisar previamente os cidadãos.

Quando existe um contacto com o call center a única informação prestada é que "não há previsão."

quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Câmara recruta 150 auxiliares de acção educativa

A partir do dia 1 de Janeiro de 2010 a Cãmara Municipal de Sintra passará a assumir a gestão dos funcionários não docentes das escolas de ensino básico do concelho.

Em 2010, a Câmara passará a ter mais 1065 funcionários, no entanto, está previsto a existência de 1186, o que faz com que a autarquia esteja a recrutar 150 assistentes operacionais.

Pode consultar aqui o aviso em Diário de República para se candidatar.

O formulário de candidatura encontra-se aqui.

Requisitos de admissão:
  • ter a escolaridade obrigatória;
  • ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
  • ter 18 anos de idade completos;
  • não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
  • robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
  • cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

terça-feira, 15 de Dezembro de 2009

Património arquitectónico da cidade não está protegido

Apesar da cidade de Queluz ter um vasto património arquitectónio da metade do século XX, o mesmo não está estudado nem é protegido legalmente.

Apenas o bairro do chinelo, talvez o bairro mais pequeno da cidade de Queluz e em frente ao Palácio de Queluz está protegido. De resto, qualquer edifício histórico da cidade pode ser demolido com uma simples despacho municipal da vila de Sintra.

Na Miguel Bombarda ficam mais exemplos de edifícios que podem representar o passado e a memória da cidade.

[gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="rand"]

Edifício que resistiu a incêndio foi demolido ontem

No dia 4 de Dezembro, um edifício de dois andares da Avenida Miguel Bombarda resistiu a um incêndio. O prédio estava devoluto e segundo relatos de moradores na Avenida estava ocupado por toxicodependentes.

A Câmara Municipal de Sintra foi contactada sobre esta situação no próprio dia a alertar para o facto do edifício não reunir condições de habitabilidade e sobre o incêndio.

Uma semana e meia depois do incêndio o edifício foi demolido. Ao lado do mesmo está um edifício de 7 andares e outro de 4 andares. Desconhece-se se existe algum licenciamento por aprovação ou aprovado na Câmara Municipal de Sintra para o local.

Número de desempregados da cidade de Queluz volta a diminuir

centroempregoamadoraO número de cidadãos de Queluz inscritos no Centro de Emprego da Amadora voltou a diminuir em Outubro. Em Junho eram 5941 desempregados, em Setembro eram 5759, enquanto no mês de Outubro estavam inscritos 5746 desempregados.

A maior redução de desempregados de Queluz inscritos no Centro de Emprego da Amadora ocorreu no mês de Setembro.

O Centro de Emprego da Amadora tem um total de 14455 desempregados da cidade de Queluz e da Amadora. Mais de oito mil desempregados já estão inscritos há mais de um ano. Existem ainda 1412 desempregados com menos de 25 anos, no entanto, a idade com mais desemprego é a dos 35 aos 54 anos.

Situação no concelho de Sintra

Em Outubro existiam 16933 desempregados em Sintra, dos quais também fazem parte os cidadãos de Queluz. Mais de onze mil desempregados estão inscritos há mais de um ano.

O concelho de Sintra tem 1219 licenciados desempregados, número só ultrapassado pelo concelho de Lisboa que tem 3934 licenciados desempregados.

Uma diferença entre o concelho de Sintra e Lisboa é que a maior parte dos desempregados em Sintra apenas tem o 9º ano de escolaridade, enquanto em Lisboa o maior número de desempregados verifica-se nas pessoas com habilitações do ensino secundário.

A maior parte do desemprego verifica-se pela não renovação de contratos a prazo.

segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009

Chuva e frio a partir de hoje

imalertasdefriopara13a1Durante esta semana é previsível que haja alguma precipitação (pouca) e uma descida das temperaturas. O distrito de Lisboa está em alerta amarelo devido ao frio. Segundo a previsão do Instituto de Meteorologia, a temperatura mínima pode descer até aos 2º já na madrugada de terça-feira.

Pode fazer o acompanhamento da temperatura na cidade de Queluz através do site Meteo Queluz.

Conselhos da Protecção Civil:

Aquecer o lar:

  • Afaste os aquecedores de móveis;

  • Não seque a roupa nos aquecedores;

  • Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor;

  • Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados;

  • Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;

  • Não abandone velas acesas ou mal apagadas;

  • Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.


Rede eléctrica:

  • Não faça reparações improvisadas;

  • Substitua os fios eléctricos em mau estado;

  • Use fusíveis adequados;

  • Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;

  • Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica;

  • Não aproxime água de instalações eléctricas – há perigo de ficar electrocutado.


Rede de gás:

  • Faça a revisão periódica das tubagens – para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize uma chama;

  • Se detectar alguma fuga chame imediatamente um técnico do gás. Se cheirar a gás não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.


Cozinha:

  • Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado;

  • Não deixe, junto a janelas, aparelhos a gás ligados;

  • Se a gordura da frigideira se incendiar desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, pois iria espalhar o fogo e use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio;

  • Mude periodicamente o filtro do exaustor;

  • Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

domingo, 13 de Dezembro de 2009

Cacém: jovens eram torturados numa sucata abandonada

Moradores referiram ao Correio da Manhã que a Polícia Judiciária "de segunda a quarta-feira [esteve] a fotografar e a medir o terreno."

A sucata localiza-se na Rua da Fonte do Penedo e na Rua da Murta e será o local dos crimes. Segundo o Correio da Manhã esta sucata pertence a um proprietário que já nem vive no local: mudou-se para Odivelas.

A Rua Fonte do Penedo, a Rua Cidade de Bruxelas e a Rua da Murta tem um seguimento pedonal e fica a poucos metros de alguma das residências dos membros do gang Bruxelas Street.

sucata

A sucata neste local já foi denunciada à Câmara Municipal de Sintra, no entanto, desconhece-se quais as medidas da Câmara Municipal de Sintra / CCDR-LVT para obrigar o proprietário a fazer a limpeza do terreno.

sábado, 12 de Dezembro de 2009

Grupo Força Suprema diz que foram "boatos"

DSC00110Os Força Suprema, detidos no dia 27 de Novembro estão em liberdade. Já circula um vídeo na internet filmado no dia 1 de Dezembro onde se fazem esclarecimentos.

O grupo Força Suprema afirma que se trataram de "calúnias" e de "boatos." No vídeo, um dos membros do grupo Força Suprema deseja que "se fodam esses motherfuckers" que julgaram de imediato a sua detenção pela Polícia Judiciária.

Vídeo de esclarecimentos:



Cacém: jovem de 15 anos torturado por gang com pontas de cigarro e paus em brasa

A Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária "desarticulou" um gang no Cacém. São sete homens, "presumíveis autores de diversos sequestros qualificados, ofensas à integridade física graves e roubos." Os crimes terão sido cometidos no concelho de Sintra.

O gang praticava actos de violência gratuita no Cacém. Segundo a Polícia Judiciária, "nos casos mais graves, os actos de tortura perduraram várias horas, com as vítimas a serem mantidas em cativeiro, em local ermo, situado num antigo ferro velho e que actualmente se encontra desactivado e abandonado."

Um dos casos foi um jovem de 15 anos que pediu ajuda à PSP do Cacém há cerca de um mês. Segundo o Jornal de Negócios o jovem foi sequestrado num camião-frigorífico abandonado nas ruas do Cacém e passou aí 24 horas onde foi torturado com pontas de cigarros e paus em brasa. Só por distracção do gang, o jovem conseguiu fugir.

São 12 as vítimas identificadas pela PJ que sofreram actos de violência gratuita, mas as autoridades acreditam "que existam muitas mais." "Face ao terror e receio gerado pelas actuações aqui em causa, não apresentaram, nem pretendem apresentar qualquer queixa," refere a PJ. Os crimes ocorreram "nos últimos meses de forma impune e extremamente violenta, "aterrorizando" outros jovens em idade escolar, sequestrando-os, esfaqueando-os, com requintes de malvadez e em várias partes do corpo, agredindo-os e sujeitando-os a sevícias várias, entre as quais queimaduras com cigarros e paus incandescentes," concluí.

O terror instalou-se na comunidade escolar do Cacém e nas suas famílias. Este grupo tinha um território "que reivindicava para si." A maior parte do gang apelidado de Bruxelas Street vivia na Rua Cidade Bruxelas da cidade de Agualva-Cacém. Existe inclusive uma página do gang no Hi5.

Medidas de coação

Quatro membros do gang estão em prisão preventiva. Os sete membros tinham idades entre os 15 e os 19 anos sendo dois deles menores. Apesar da divisão de Sintra da PSP ter identificado 20 membros que pertencem ao gang, a PJ apenas fez sete detenções que afirma serem a "cúpula."

Rua onde jovens viviam pode favorecer o crime

ruacidadebruxelas




A Rua Cidade Bruxelas na cidade de Agualva-Cacém trata-se de um local com pouca iluminação e praticamente sem comércio local. Um local ermo e possivelmente com viaturas abandonadas. Além destes factores existe outro: a rua é um beco e facilmente poderia deixar de o ser. Esta rua é também envolta por terrenos baldios com lixo como se pode ver nas imagens.

Cacém: jovem de 15 anos torturado por gang com pontas de cigarro e paus em brasa

A Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária "desarticulou" um gang no Cacém. São sete homens, "presumíveis autores de diversos sequestros qualificados, ofensas à integridade física graves e roubos." Os crimes terão sido cometidos no concelho de Sintra.

O gang praticava actos de violência gratuita no Cacém. Segundo a Polícia Judiciária, "nos casos mais graves, os actos de tortura perduraram várias horas, com as vítimas a serem mantidas em cativeiro, em local ermo, situado num antigo ferro velho e que actualmente se encontra desactivado e abandonado."

Um dos casos foi um jovem de 15 anos que pediu ajuda à PSP do Cacém há cerca de um mês. Segundo o Jornal de Negócios o jovem foi sequestrado num camião-frigorífico abandonado nas ruas do Cacém e passou aí 24 horas onde foi torturado com pontas de cigarros e paus em brasa. Só por distracção do gang, o jovem conseguiu fugir.

São 12 as vítimas identificadas pela PJ que sofreram actos de violência gratuita, mas as autoridades acreditam "que existam muitas mais." "Face ao terror e receio gerado pelas actuações aqui em causa, não apresentaram, nem pretendem apresentar qualquer queixa," refere a PJ. Os crimes ocorreram "nos últimos meses de forma impune e extremamente violenta, "aterrorizando" outros jovens em idade escolar, sequestrando-os, esfaqueando-os, com requintes de malvadez e em várias partes do corpo, agredindo-os e sujeitando-os a sevícias várias, entre as quais queimaduras com cigarros e paus incandescentes," concluí.

O terror instalou-se na comunidade escolar do Cacém e nas suas famílias. Este grupo tinha um território "que reivindicava para si." A maior parte do gang apelidado de Bruxelas Street vivia na Rua Cidade Bruxelas da cidade de Agualva-Cacém. Existe inclusive uma página do gang no Hi5.

Medidas de coação

Quatro membros do gang estão em prisão preventiva. Os sete membros tinham idades entre os 15 e os 19 anos sendo dois deles menores. Apesar da divisão de Sintra da PSP ter identificado 20 membros que pertencem ao gang, a PJ apenas fez sete detenções que afirma serem a "cúpula."

Rua onde jovens viviam pode favorecer o crime

ruacidadebruxelas




A Rua Cidade Bruxelas na cidade de Agualva-Cacém trata-se de um local com pouca iluminação e praticamente sem comércio local. Um local ermo e possivelmente com viaturas abandonadas. Além destes factores existe outro: a rua é um beco e facilmente poderia deixar de o ser. Esta rua é também envolta por terrenos baldios com lixo como se pode ver nas imagens.

sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Junta de Freguesia de Belas pode ter feito queima de resíduos junto à Anta de Monte Abraão

juntabelasantademonteabraao

A Junta de Freguesia de Belas pode ter feito queima de resíduos junto à Anta de Monte Abraão, monumento classificado.

Segundo averiguações do SEPNA da GNR, foi "apurado que os resíduos em causa tratavam-se de sobrantes de trabalhos de jardinagem, provenientes da Junta de Freguesia de Belas, que foram depositados naquele local, a fim de se proceder à sua queima, fora do período crítico."

Incêndios frequentes em Monte Abraão no ano de 2008

Recorde-se que em Setembro de 2008 ocorreu um incêndio em Monte Abraão que mobilizou 56 bombeiros, 16 veículos e 1 helicóptero. As causas do incêndio poderão ter sido a falta de limpeza do local, apontou a presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão.

Porém, em 2008 desconhecia-se a prática da Junta de Freguesia de Belas em depositar resíduos florestais perto da Anta de Monte Abraão e proceder à sua queima. Desconhece-se também se em 2008 a Junta de Freguesia de Belas já tinha esta prática pois essa informação não terá sido apurada pelo SEPNA da GNR.

O terreno em questão pertence à empresa Pimenta e Rendeiro, pelo que se desconhece também se esta empresa terá autorizado a Junta de Freguesia de Belas a depositar resíduos num terreno privado que lhe pertence.

Pode ver aqui as fotos do incêndio de 2008.

Nestas casas já não existe ninguém. E agora?

Nestas casas já não vive ninguém. E agora que estão devolutas o que é que a cidade faz para as recuperar e reabitar?

Comércio local e casas devolutas são um retrato cada vez mais frequente..

[gallery link="file" order="DESC" orderby="rand"]

A politização do Palácio de Queluz

palaciodequeluzchequeobraNa entrada do Palácio de Queluz foi instalado um cartaz onde se faz referência ao programa Cheque-Obra do Ministério da Cultura.

O programa prevê a intervenção no Palácio de Queluz e incluí a recuperação da fachada exterior, das portadas e das cantarias de todo o edifício.

A questão será se este cartaz é adequado na entrada de um monumento nacional.

quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

"Monstro" da Miguel Bombarda já foi inaugurado

O novo transformador da Avenida Miguel Bombarda já foi inaugurado com graffitis. Trata-se de um local privilegiado para os mesmos uma vez que fica ao lado das Finanças e do Registo Civil da cidade bem como de uma estação ferroviária.

O "monstro" de electricidade foi colocado na Avenida Miguel Bombarda sobre um pequeno espaço verde.  No dia 26 de Outubro a Câmara Municipal de Sintra foi questionada sobre a sua localização, mas ainda não deu qualquer resposta.

Segundo a Câmara Municipal de Sintra, o Departamento de Obras Municipais está em "diligências."

queluz 10-12-2009 9-09-27

Cidade de Queluz agradece ao Teatro A Barraca e ao DOC Lisboa pelo lixo

A cidade de Queluz pode agradecer ao Teatro A Barraca e ao DOC Lisboa pelo lixo deixado na cidade de Queluz através dos cartazes. O Festival de Documentário de Lisboa e a peça em questão do Teatro Barraca já ocorreram, mas o lixo ficou.

As fotos são da parede da rotunda na Avenida Miguel Bombarda perto da estação Queluz-Belas.

Os cartazes foram colados em pleno dia - pelas 13 horas - curiosamente quando um carro patrulha da PSP passava no local. A PSP não actuou pois pode não ter visto a colagem.

Desconhece-se qual a percentagem dos financiamentos públicos que são utilizados na sujidade das cidades.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="rand"]

Cidade de Queluz agradece ao Teatro A Barraca e ao DOC Lisboa pelo lixo

A cidade de Queluz pode agradecer ao Teatro A Barraca e ao DOC Lisboa pelo lixo deixado na cidade de Queluz através dos cartazes. O Festival de Documentário de Lisboa e a peça em questão do Teatro Barraca já ocorreram, mas o lixo ficou.

As fotos são da parede da rotunda na Avenida Miguel Bombarda perto da estação Queluz-Belas.

Os cartazes foram colados em pleno dia - pelas 13 horas - curiosamente quando um carro patrulha da PSP passava no local. A PSP não actuou pois pode não ter visto a colagem.

Desconhece-se qual a percentagem dos financiamentos públicos que são utilizados na sujidade das cidades.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="rand"]

Quinta Nova de Queluz : conhecer para proteger

Quinta Nova de QueluzA Quinta Nova de Queluz à semelhança da Matinha de Queluz é um dos únicos espaços verdes da cidade que permanecem intactos e podem ser explorados para usufruto dos cidadãos.

Na Quinta Nova já existem dezenas de pessoas que aí praticam jogging. O antigo edifício sede (distrito de Lisboa) da empresa Estradas de Portugal pode vir a funcionar a extensão de saúde do Centro de Saúde de Queluz, no entanto, este espaço pertence ao Exército e ainda não houve a cedência do mesmo à Câmara Municipal de Sintra. É aliás conhecido o objectivo do Estado em vender a Quinta Nova de Queluz para financiar o Exército.

Vídeo com fotos da Quinta Nova de Queluz:

Bombeiros de Oeiras ainda não receberam pelo trabalho dos bombeiros de Queluz

bombeirosqueluzSegundo a edição do Jornal Público de hoje, a "Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ainda não pagou às corporações de bombeiros do distrito de Lisboa as prometidas comparticipações pelo trabalho e despesas que tiveram durante as graves inundações ocorridas em Fevereiro de 2008."

O Jornal Público num preciosismo, adianta que "na região de Lisboa nunca choveu tanto num dia de Fevereiro como no fatídico dia 18 de Fevereiro de 2008." Desta forma opta por não recordar Novembro de 1967.

Bombeiros de Oeiras ainda não receberam

Segundo o Jornal Público foi em Oeiras que se deu "a queda de uma viatura na ribeira do Jamor [que] vitimou duas mulheres."

Sem referir as corporações dá a entender que são os bombeiros de Oeiras que participaram durante duas semanas em operações de busca e limpeza no rio Jamor.

A notícia do Público tem origem num comunicado da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa (FBDL), onde a página dos comunicados está em branco.

Entretanto a Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa já aprovou também uma moção contra a falta de pagamentos prometidos que também não está disponível online.

domingo, 6 de Dezembro de 2009

Câmara de Sintra tem mais 1065 funcionários a partir de 2010

escolaqueluzA partir do dia 1 de Janeiro de 201, a Cãmara Municipal de Sintra passará a ter mais 1065 funcionários. Trata-se de pessoal não docente e administrativo das escolas públicas. O número deve ainda aumentar para 1186 funcionários pois é o que está previsto no contrato.

O Decreto-Lei n.º 144/2008, de 28 de Julho estabeleceu um novo quadro de transferência de atribuições e competências para os municípios em matéria de educação:  determina que esta transferência depende da existência de carta educativa e da celebração de contratos de execução entre o Ministério da Educação e cada um dos municípios.

No âmbito deste decreto foi assinado o contrato entre a Câmara Municipal de Sintra e o Ministério da Educação que prevê a transferência do pessoal não docente e administrativo das escolas públicas de 1º ciclo.

A partir de 2010, a Câmara Municipal de Sintra fica responsável pela "gestão do pessoal não docente das escolas básicas e da educação pré-escolar", pelas actividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico e pela gestão do parque escolar nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Nem todas as escolas foram transferidas

As escolas básicas transferidas foram:

  • Albarraque

  • Terrugem *

  • D. Carlos I

  • D. Fernando II

  • Rainha D. Leonor de Lencastre

  • Professor Egas Moniz

  • Ferreira de Castro

  • Fitares

  • Professor Agostinho da Silva

  • Padre António Alberto Neto *

  • Visconde Juromenha **

  • Professor Galopim de Carvalho

  • Sarrazola

  • Mestre Domingos Saraiva


* Ampliação a cargo da Câmara Municipal mediante protocolo assinado com a DRELVT.
** Substituição a cargo da Câmara Municipal mediante protocolo assinado com a DRELVT

Após intervenção nas instalações, mais escolas serão transferidas:

  • António Sérgio

  • D. Domingos Jardo

  • D. Pedro IV

  • Ruy Grácio

  • Maria Alberta Menéres

  • Ruy Belo


O Ministério da Educação cede ainda, a título definitivo, à Câmara Municipal de Sintra as instalações da antiga Residência de Estudantes, sita na Rua do Roseiral n.º 20, em S. Pedro de Sintra.

O Ministério da Educação passa a transferir montantes  financeiros globais a para o município da seguinte forma:

  • Conjuntos/aluno - 16 556

  • (euro)/Conjunto - (euro) 262,50

  • Total (euro) - 4.345.950,00 (euro)


Carta Educativa ainda não é pública

Apesar da importância da Carta Educativa do concelho de Sintra, trata-se de um documento que não é público (não está publicado no site da Câmara de Sintra) nem está em discussão constante. Desconhecem-se os seus objectivos e a evolução dos mesmos.

CCDR-LVT inoperante na resolução das sucatas/aterros ilegais

Marco Almeida, vereador da Câmara Municipal de Sintra, em declarações à agência Lusa, referiu que a Câmara está de "mãos atadas" para resolver o problema das sucatas ilegais. O vice-presidente da autarquia faz críticas duras à CCDR-LVT devido às sucatas legais autorizadas e pela falta de intervenção nas que estão ilegais.

"Quando um operador nos apresenta um processo de licenciamento devidamente concluído com os planos de recuperação de enchimento da pedreira é complicado a Câmara poder autuar, porque ela está devidamente licenciada e quem licencia aqui é a CCDR."

Marco Almeida refere que estão "de mãos atadas." "Os licenciamentos e as acções de fiscalização, com envio para o Ministério Público, dependem da CCDR, que também tem de cumprir as suas obrigações." [ver exemplo do aterro no Alto de Colaride - Correio da Cidade]

Não são só sucatas, mas aterros/pedreiras que na prática podem ser lixeiras

À Lusa, Marco Almeida garantiu que o município já enviou à CCDR-LVT documentação geográfica, fotografias e identificação dos proprietários. Refere contudo que existe uma "inoperância" na administração que resolve estes assuntos.

Sucatas no concelho de Sintra não é um problema novo

As sucatas no concelho de Sintra não são um problema novo. Em Outubro de 2008, o grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre as sucatas no concelho de Sintra. Passado quase um ano, em Julho de 2009, o PCP teve a resposta da CCDR-LVT que identificava na altura seis sucatas.

Três meses depois, actualmente, Marco Almeida da Câmara Municipal de Sintra refere que há uma proliferação de aterros e já existem 13 sucatas ilegais identificadas no concelho de Sintra, localizações já enviadas à CCDR-LVT.

Ana Gomes levou questão das sucatas à reunião da Câmara de Sintra

As declarações de Marco Almeida acontecem depois da Reunião da Câmara do dia 11 de Novembro. Depois de Ana Gomes levantar o problema na reunião, Fernando Seara afirmou que este problema envolvia "não a Câmara, mas a dignidade do Estado de Direito Democrático." Relembrou o presidente da Câmara que este processo já tem 3 anos.

Marco Almeida está a acompanhar de perto esta situação e na reunião afirmou que um dia antes tinha havido uma reunião com a CCDR-LVT. Nessa reunião, a CCDR-LVT transmitiu à Câmara Municipal de Sintra que a Câmara "ficava afastada de qualquer intervenção relativamente às sucatas." Para além desta informação dada pela CCDR-LVT a reunião terá azedado quando a CCDR-LVT sugeriu uma "minuta de resposta aos Munícipes que reclamassem sobre tudo o que tivesse a ver com sucatas."

A interpretação da Câmara Municipal de Sintra foi que a CCDR-LVT não queria qualquer contribuição nem envolvimento da Câmara para resolver esta situação. Contudo, Marco Almeida afirma que a Câmara "tem toda a disponibilidade para colaborar com os ministérios da Economia e do Ambiente e com a CCDR-LVT."

Declarações de Marco Almeida revelam interesse em resolver a situação

As declarações de Marco Almeida podem ser interpretadas como um papel mais activo da Câmara Municipal de Sintra para resolver a situação. A guerra mediática pode ter começado esta semana no sentido de pressionar a CCDR-LVT a actuar segundo as suas competências.

sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009

Espectáculo de Wrestling em Queluz

demo_shotokaiNo próximo dia 6 de Dezembro haverá um espectáculo de Wrestling na cidade de Queluz, em Monte Abraão, no Centro Shotokai de Queluz.

O espectáculo começa às 15H00, no entanto, as portas abrem-se às 14H00. Cada bilhete tem um valor de 4 euros (menores de 12 anos têm entrada livre).

A organização Wrestling Portugal irá oferecer prémios antes do início do espectáculo, uma cortesia da empresa ZON.

O Título Nacional será disputado neste espectáculo onde "Bammer" terá um adversário só conhecido durante o espectáculo.

Pode obter mais informações no site Wrestling Portugal.

(imagem do WP)

Espectáculo de Wrestling em Queluz

demo_shotokaiNo próximo dia 6 de Dezembro haverá um espectáculo de Wrestling na cidade de Queluz, em Monte Abraão, no Centro Shotokai de Queluz.

O espectáculo começa às 15H00, no entanto, as portas abrem-se às 14H00. Cada bilhete tem um valor de 4 euros (menores de 12 anos têm entrada livre).

A organização Wrestling Portugal irá oferecer prémios antes do início do espectáculo, uma cortesia da empresa ZON.

O Título Nacional será disputado neste espectáculo onde "Bammer" terá um adversário só conhecido durante o espectáculo.

Pode obter mais informações no site Wrestling Portugal.

(imagem do WP)

Prédio devoluto da Miguel Bombarda resiste a incêndio

incendiomiguelbombarda1Pelas 19H00 as sirenes dos carros dos bombeiros soaram na cidade de Queluz. Um prédio devoluto ardia na Avenida Miguel Bombarda: o coração da cidade de Queluz.

Segundo relatos dos residentes no local esta já não é o primeira vez que o prédio devoluto tem um incêndio. Segundo testemunhas, o prédio estaria ocupado ilegalmente por pessoas que faziam dele a sua habitação.

Pelas 20H00 o incêndio já estava controlado pelos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Desconhecem-se as causas do incêndio e se terá havido origem criminosa. Desconhecem-se também as medidas da Câmara Municipal de Sintra no sentido de resolver o problema dos prédios devolutos na cidade de Queluz.

quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009

PS propôs ter acesso a informação, "maioria" votou contra

fernandosearaNa última reunião da Câmara Municipal de Sintra [2Dez], o Partido Socialista propôs que o "executivo camarário" fosse "devidamente informado" sobre as matérias urbanísticas.

Para o PS é importante que o órgão que tem poderes para governar a Câmara esteja devidamente informado sobre as aprovações e licenciamentos de edificação, loteamentos, empreendimentos turísticos, unidades comerciais e unidades industriais.

Na última reunião, Ana Queiroz do Vale, vereadora do Partido Socialista afirmou que a Câmara Municipal de Sintra não informa a vereação. "A listagem apresentada [pelo Departamento de Urbanismo] pouco nos informa sobre o tipo, conteúdos dos pedidos, o tipo de localização - urbano ou rural - e se no aglomerado, em área consolidada, periférica ou de expansão; e nada nos informa um importante quantitativo - quantos metros quadrados?;"

PS diz que "maioria" rejeitou

O site da Câmara Municipal de Sintra publica a informação de forma selectiva e incompleta. A Câmara Municipal de Sintra apenas permite que os cidadãos tenham acesso aos títulos das propostas aprovadas. Aos títulos das rejeitadas, os cidadãos não têm acesso e ao conteudo das aprovadas também não. Só através de requerimento e sob a lei de acesso a documentos administrativos, a Cãmara Municipal de Sintra disponibiliza os documentos.

Falta de informação já não é nova

No acompanhamento da última Assembleia Municipal de Sintra feito pelo jornalista Luís Galrão, quando Piedade Mendes, deputada municipal pelo PS relembrou a Fernando Seara a "trapalhada" do cartaz do Centro Lúdico de Massamá, a resposta que teve foi uma não resposta: "Seara diz à deputada Piedade Mendes que não lhe voltará a responder nos 46 meses até ao fim do mandato."

Casa de Stuart Carvalhais veio abaixo com autorização de Seara

A casa onde viveu Stuart Carvalhais foi demolida em Outubro deste ano com autorização de Fernando Seara no ano de 2008. A falta de informação permitiu que esta decisão não fosse escrutinada pelos cidadãos. A informação que a Câmara prestou aos cidadãos antes da demolição encontra-se neste documento. De recordar que o concelho tem mais de 300 quilómetros quadrados.

quarta-feira, 2 de Dezembro de 2009

Obras na Av. Elias Garcia foram da responsabilidade da Junta

aveliasgarciaremendadaAs obras na Avenida Elias Garcia foram da responsabilidade da Junta de Freguesia de Queluz. As obras que permitiram mais estacionamento além de deteriorarem ainda mais o pavimento levaram ao encurtamento da via num dos sentidos.

Câmara Municipal de Sintra ficou com a responsabilidade de resolver

Segundo o Departamento de Obras Municipais "as marcas rodoviárias serão repintadas pela Câmara Municipal de Sintra logo que estejam reunidas as condições para efectuar o trabalho."

O DOM refere ainda que "relativamente ao pavimento rodoviário, o mesmo tem sido alvo de remendagem, estando já prevista a sua repavimentação."

PAD de Belas pode encerrar

camarasintraO número de cidadãos que recorre aos dois Postos de Atendimento Descentralizado de Belas é quase nulo.  Em 2008, menos de 50 cidadãos recorram ao PAD Belas - Espaço Multimédia na Rua José Maria Rêgo. Já ao PAD Belas em Massamá Norte o número de cidadãos que recorreram ao serviço foi inferior a 100.

Quando se compara os anos de 2007 e 2008, no PAD Belas em Massamá Norte ainda houve um crescimento de utilização, enquanto no PAD Belas - Espaço Multimédia houve um decréscimo.

PAD de Belas deve encerrar por falta de afluência

Na análise SWOT do Relatório de reclamações / atendimento da Câmara Municipal de Sintra, a "fraca adesão ao Projecto PAD do Casal da Barota e Espaço Multimédia, ambos da Junta de Freguesia de Belas" é apresentado como um ponto fraco. Por esta razão é proposto o "encerramento dos PAD pertencentes à Junta de Freguesia de Belas que têm uma procura praticamente nula, como se verificou já em 2007.

Fonte: Relatório de reclamações / atendimento de 2008 da Câmara Municipal de Sintra

Câmara Municipal de Sintra: reclamar por vezes resulta

cmsintraA Câmara Municipal de Sintra tem respondido rapidamente às reclamações que lhe são feitas.

Este poste caído já foi retirado e passeio arranjado, os graffitis nos Arcos de Queluz também já não existem. Na própria semana da reclamação, a Câmara Municipal de Sinta pintou os arcos.

Uma questão de Departamentos

Se a sua reclamação for encaminhada para o Departamento de Ambiente e Intervenção Local é muito provável que a situação seja resolvida na semana em que reclamou. Se a reclamação tiver como destino outro departamento da Câmara como o Departamento de Obras Municipais (DOM) já haverá um tempo de espera maior, bastante maior.

Como reclamar?

Para reclamar sobre alguma situação da cidade de Queluz basta enviar um mail para geral@cm-sintra.pt. Se possível anexe uma imagem e identifique a localização exacta. Para o Cidadania Queluz e restantes membros terem conhecimento pode enviar com conhecimento para cidadaniaqueluz@googlegroups.com.

Cidade de Queluz apenas fez 556 reclamações em 2008

Os cidadãos de Queluz apenas reclamaram 556 vezes no ano de 2008. A freguesia de Queluz foi a que reclamou mais, Massamá foi a seguinte e por fim Monte Abraão.
http://sos.queluz.org/2009/10/poste-caido-na-av-jose-elias-garcia.html

terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Assembleia Municipal quer a preservação e classificação da jazida de Pego Longo

CarenqueDepois da denúncia pública de Galopim de Carvalho sobre as pegadas de Carenque, o Bloco de Esquerda levou a questão à Assembleia Municipal de Sintra.

A proposta foi aprovada por unanimidade e delibera:


  1. Afirmar o interesse do Município de Sintra na preservação da grande jazida de Pego Longo, em Carenque, e sua futura inclusão numa candidatura para classificação como Património Mundial da UNESCO.

  2. Reclamar junto do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Sintra que desenvolvam todos os esforços para que a Jazida de Carenque seja requalificada e preservada, de modo a que este importante património não continue ao abandono e em risco de degradação;

  3. Recomendar à Câmara de Sintra que concretize o plano de musealização da Jazida de Carenque, valorizando este marco incontornável do património sintrense e contribuindo para a criação de um pólo de interesse turístico e cientifico no Concelho de Sintra.


Se aprovada, esta moção deverá ser enviada ao ICOMOS, aos Partidos com assento parlamentar, ao Ministério da Cultura, ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, ao ICN e ao Senhor Presidente da República.

Assembleia Municipal quer a preservação e classificação da jazida de Pego Longo

CarenqueDepois da denúncia pública de Galopim de Carvalho sobre as pegadas de Carenque, o Bloco de Esquerda levou a questão à Assembleia Municipal de Sintra.

A proposta foi aprovada por unanimidade e delibera:


  1. Afirmar o interesse do Município de Sintra na preservação da grande jazida de Pego Longo, em Carenque, e sua futura inclusão numa candidatura para classificação como Património Mundial da UNESCO.

  2. Reclamar junto do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Sintra que desenvolvam todos os esforços para que a Jazida de Carenque seja requalificada e preservada, de modo a que este importante património não continue ao abandono e em risco de degradação;

  3. Recomendar à Câmara de Sintra que concretize o plano de musealização da Jazida de Carenque, valorizando este marco incontornável do património sintrense e contribuindo para a criação de um pólo de interesse turístico e cientifico no Concelho de Sintra.


Se aprovada, esta moção deverá ser enviada ao ICOMOS, aos Partidos com assento parlamentar, ao Ministério da Cultura, ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, ao ICN e ao Senhor Presidente da República.

Jornais

Últimas imagens

Roteiro da cidade de Queluz

Arquivo

Blogs

Últimos documentos

Últimos comentários

Últimos artigos

Economia

Internacional

Contacte-nos através do mail@queluz.org

Voltar ao topo  

雪茄网购| 雪茄| 哈瓦那雪茄| 雪茄价格| 雪茄烟网购| 雪茄专卖店| 雪茄怎么抽| 雪茄烟| 雪茄吧| 陈年雪茄| 大卫杜夫雪茄| 保利华雪茄| 古巴雪茄品牌| 古巴雪茄| 古巴雪茄多少钱一只| 古巴雪茄专卖网| 烟斗烟丝| 小雪茄| 金特罗雪茄| 帕特加斯d4 | 蒙特雪茄| 罗密欧朱丽叶雪茄| 网上哪里可以买雪茄| 限量版雪茄| 雪茄专卖| 雪茄专卖网| 雪茄哪里买| 买雪茄去哪个网站| 推荐一个卖雪茄的网站| 雪茄烟| 古巴雪茄价格| 雪茄海淘| 雪茄网| 帕拉森雪茄|

上車盤| 搵樓| 豪宅| 校網| 居屋| 貝沙灣| 美孚新邨| 嘉湖山莊| 太古城| 日出康城| 九龍站 | 沙田第一城| 樓市走勢| 青衣| 西半山| 西貢| 荃灣|

electric bike| best electric bike| electric bikes for adults| e bike| pedal assist bike| electric bikes for sale| electric bike shop| electric tricycle| folding electric bike| mid drive electric bike| electric trike| electric mountain bike| electric bicycle| electric bike review| electric fat bike| fat tire electric bike| women's electric bike |

school| international school of hong kong| international school| school in Hong Kong| primary school| elementary school| private school| UK school| british school| extracurricular activity| Hong Kong education| primary education| top schools in Hong Kong| Preparatory| best international schools hong kong| best primary schools in hong kong| primary school hong kong| private school hong kong| british international school| extra-curricular| school calendars| boarding school| school day| Bursary| British international school Hong Kong| British school Hong Kong| English primary school Hong Kong| English school Hong Kong| International school Hong Kong| School Hong Kong| boarding school Hong Kong| best school in Hong Kong| School fees|