A mostrar as 49 mensagens mais recentes de 114 de Outubro 2009. Mostrar mensagens mais antigas
A mostrar as 49 mensagens mais recentes de 114 de Outubro 2009. Mostrar mensagens mais antigas

sábado, 31 de Outubro de 2009

Empresa proprietária da casa Stuart Carvalhais é de Queluz

DSC04745Segundo a notícia do Jornal Público, a empresa que detém a casa Stuart Carvalhais e a demoliu é de Queluz.

A empresa é a Construções António Guerreiro S.A. e o presidente é Paulo Renato da Silva Guerreiro que é também vice-presidente do Centro Shotokai de Queluz.

A Construções António Guerreiro S.A. tem a sede na Av. José Elias Garcia no nº 226. Desconhece-se se esta empresa detém e se pretende demolir mais edifícios históricos da cidade de Queluz.

De recordar que a casa onde viveu Stuart Carvalhais será transformada num prédio de 4 andares com 6 fogos para habitação.

Fernando Seara: "Foi a solução possível para manter a identidade da fachada e salvaguardar a ligação ao artista."

fernandoseara(Notícia do Público de 30-10-2009)A casa onde morou Stuart de Carvalhais (1887-1961), desenhador que introduziu a banda desenhada em Portugal, foi demolida esta semana, para dar lugar a um novo prédio que irá integrar a reconstruída fachada do antigo imóvel. Moradores de Queluz não se conformam com a demolição, mas o presidente da Câmara de Sintra considera que foi a melhor forma de "preservar o espírito do artista".A pesada retroescavadora avançou na segunda-feira sobre as paredes da casa de dois pisos, mais cave. O imóvel onde residiu o reputado pintor e desenhador, que publicou trabalhos em jornais como o Diário de Notícias, Diário de Lisboa eA Bola e em revistas como a Sátira e CaraAlegre, ficou rapidamente reduzido a escombros. Quando o pó assentou foram vários os moradores que protestaram contra a demolição do edifício, que por diversas ocasiões foi apontado como ideal para a criação de um espaço museológico dedicado à obra do artista.

"Tanto a câmara como a junta tiveram um papel preponderante nesta situação", acusa Manuel Guedelha, candidato pela CDU na freguesia, que no blogue Cidadania Queluz lamentou "o património histórico da cidade destruído". Embora admita que "o edifício não possuía uma elevada qualidade arquitectónica, mas tinha um elevado valor pela ligação ao artista".

"Senti um vazio semelhante ao da demolição de parte do aqueduto que abastece o Palácio Nacional de Queluz", desabafou, por seu lado, Bruno Ribeiro Tavares, no blogue Hardmusica, quando soube da destruição de mais um pouco do património de Queluz. "Algo se passa de errado na cidade", comentou o militante do PS.

"Os azulejos e as cantarias foram desmontadas e, depois do restauro, vão ser repostas na fachada, que será reconstituída à frente do novo prédio", explicou Rogério Rocha, responsável da empresa António Guerreiro. A Câmara de Sintra aprovou em 2008 o projecto para demolição do imóvel e a sua reconstrução parcial num prédio com quatro pisos e cave para estacionamento. O novo edifício, com seis fogos, alinhará pelo prédio do lado. A empresa possui a casa de Stuart de Carvalhais "há mais de 30 anos" e, segundo a mesma fonte, nunca foi contactada para qualquer aproveitamento cultural da propriedade.

"O projecto está licenciado com parecer favorável do Igespar", confirmou o presidente da autarquia, Fernando Seara, acrescentando: "Foi a solução possível para manter a identidade da fachada e salvaguardar a ligação ao artista."

sexta-feira, 30 de Outubro de 2009

Tomada de posse da Câmara Municipal de Sintra não respeitou protocolo

1204_633924993240435556_tomadadeposse2009_3Na cerimónia de tomada de posse da Câmara Municipal de Sintra os técnicos superiores de comunicação e protocolo da Câmara Municipal de Sintra não sentaram correctamente os vereadores na plateia.

Além do protocolo não ter sido respeitado, na primeira fila encontram-se 12 pessoas quando só foram eleitas 11. À esquerda encontram-se os vereadores da coligação do PSD/CDS-PP, no centro os vereadores do PS e à esquerda o vereador da CDU.

Já os técnicos da Cãmara Municipal de Oeiras souberam sentar os eleitos. Pode ver aqui.

Fernando Seara: um presidente de Câmara português do século XXI

fernandoseara


(no blog Massamá, cidade aberta)

Pintura de Stuart Carvalhais "maltratada" pelos eleitos e pela Câmara

Na Avenida da República da cidade de Queluz existe no parque infantil uma pintura de Stuart Carvalhais. Esta pintura apresenta sinais de degradação graves na parte inferior.

Além disso, a pintura não está protegida e à sua frente encontra-se uma rede e 3 contentores do lixo.

pinturastuartcarvalhais1

pinturastuartcarvalhais2

Edifício da Farmácia Gil requalificado excepto o terceiro andar onde vivem pessoas

farmaciagilavenidamiguelbombardaqueluzO edifício da Farmácia Gil foi recentemente requalificado. Foi pintado de verde e inclui agora um gigante painel publicitário a anunciar a farmácia. Além disso, os cidadãos passam a saber a temperatura da cidade através da cruz luminosa.

Esta remodelação tem contudo um aspecto caricato. O último andar não foi incluído o que perturba toda a fachada do edifício.

Com diferentes varandas e janelas o edifício poderá ficar assim...

Barbosa de Oliveira: "o que aquela casa tem é um projecto aprovado de urbanização para o local"

No debate das eleições autárquicas, António Barbosa de Oliveira, reeleito pelo Partido Socialista afirmou que "o que aquela casa tem é um projecto aprovado de urbanização para o local."

O autarca refere ainda que "isso é o que as pessoas têm de perceber." Sem nunca ouvir ninguém questionar isso, desconhece-se se o autarca eleito questionou alguma vez aquilo que diz  não "valer a pena."

António Barbosa de Oliveira permanece calado.

quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

BE repudia demolição da casa de Stuart de Carvalhais

casastuartcarvalhais2(Comunicado:)A cidade de Queluz ficou mais pobre. Foi demolida a casa onde viveu Stuart Carvalhais perante a indiferença dos poderes locais. Em vez de aproveitar o espaço para celebrar a arte e o artista, escolheu-se por omissão o apagamento de mais um pedaço da memória histórica da cidade e do concelho de Sintra.

O Bloco de Esquerda não pode deixar de repudiar esta demolição e de lamentar a perda que constitui, exigindo à Câmara Municipal que explique porque razão permitiu tal crime e qual o futuro do terreno que ficou livre.

Presidente da Junta de Freguesia de Queluz calado sobre a demolição da casa Stuart Carvalhais

antoniobarbosaoliveiraO presidente da Junta de Freguesia de Queluz, António Barbosa de Oliveira, eleito pelo Partido Socialista recusou prestar quaisquer declarações à Lusa.

O presidente da Junta de Freguesia foi contactado após a demolição da casa, mas tal facto não fez António Barbosa de Oliveira dar qualquer palavra pública aos cidadãos.

Fernando Seara também em silêncio e ausente


O presidente da Câmara Municipal de Sintra que toma posse hoje às 17H00 também está em silêncio perante outra demolição de património histórico da cidade de Queluz. Apesar da tentativa, a Agência Lusa não conseguiu estabelecer um contacto com o eleito do PSD-CDS-PP.

Forças vivas da cidade num sono profundo

As várias associações culturais e de defesa do património não se pronunciaram nem protestaram contra a destruição do património na cidade de Queluz. Desconhece-se qualquer tomada de posição da Associação Olho Vivo ou do Teatroesfera.

quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Casa de Stuart Carvalhais em Queluz : o antes e o depois

DSC04745 casastuartcarvalhais



Artigos sobre a demolição da Casa Stuart Carvalhais (em actualização)

O comércio que resiste na cidade de Queluz

reparacaobicicletasNo meio de dezenas de lojas que sucumbiram na cidade de Queluz existem algumas que resistem.

No número 27 da Avenida da República existe uma loja de reparações de bicicletas que tem resistido ao tempo fornecendo serviços especializados em bicicletas.

Possivelmente são poucos os cidadãos que conhecem esta loja. A política da Associação Empresarial de Sintra tem sido oferecer descontos e cartões aos cidadãos que residem no concelho em vez de dar a conhecer o pouco comércio que sobrevive.

O Cidadania Queluz está a mapear todas as lojas abandonadas e fechadas no blog SOS Queluz e neste mapa. Pode enviar fotos das lojas abandonadas para o mail@queluz.org

Tomadas de posse nas Juntas de Freguesia da cidade em Novembro

brasaocidadedequeluzOs eleitos das Juntas de Freguesia da cidade de Queluz tomarão posse em Novembro:

A tomada de posse dos eleitos para a Junta de Freguesia de Monte Abraão acontecerá no dia 12 de Novembro de 2009 às 21h00 no Salão Paroquial. Já na Junta de Freguesia de Massamá a tomada de posse acontecerá no dia 3 de Novembro de 200 às 19h00 na Escola Egas Moniz. Na Junta de Freguesia de Queluz a tomada de posse inicia-se às 21H00 do dia 6 de Novembro nos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Freguesias da área de influência

A tomada de posse dos eleitos nas Juntas de Freguesia de Almargem do Bispo, de Belas e Casal de Cambra também acontecerão no próximo mês de Novembro. Os eleitos de Almargem do Bispo tomarão posse no dia 7 de Novembro de 2009 pelas 15.00 na Junta de Freguesia. Os eleitos de Casal de Cambra tomam posse no dia 9 de Novembro de 2009 pelas 20h30 na Junta de Freguesia. Já os eleitos de Belas devem tomar posse no dia 12 de Novembro, no entanto, esta data e o local ainda não está confirmado.

[Correcção da data de Monte Abraão]

terça-feira, 27 de Outubro de 2009

Património histórico da cidade destruído: casa de Stuart Carvalhais demolida

stuartcarvalhaisqueluzEsta semana, os actuais proprietários demoliram a casa de Stuart Carvalhais na Rua Conde de Almeida Araújo (rua da Junta de Freguesia de Queluz.)

Tratava-se de património histórico da cidade. Se Queluz fosse concelho era imóvel de interesse municipal, mas sob a alçada da Câmara Municipal de Sintra, a Câmara quando o imóvel esteve em hasta pública absteve-se de o adquirir.

Apesar de na memória colectiva a casa de Stuart Carvalhais ainda permanecer no local, hoje trata-se de um espaço vazio da Rua Conde de Almeida Araújo. Amanhã poderá ser um novo prédio a descaracterizar o centro histórico da cidade.

Aquando das obras de demolição da casa Stuart de Carvalhais não constava qualquer placa de informação da obra/alvará. Desconhece-se se a demolição terá sido autorizada pela Câmara Municipal de Sintra, que projecto existe para aqueles metros quadrados e se foram salvaguardados os azulejos.

Quem foi Stuart Carvalhais (ver biografia e fotos aqui)?

Stuart Carvalhais (1887-1961) foi o introdutor da banda desenhada em Portugal.

Exerceu muitas actividades desde pintura, desenho, ilustração de capas de livros e cartazes, até fotografia, cinema, decoração, cenografia mas foram as suas caricaturas que o tornaram mais conhecido. Em 1949, foi-lhe atribuído o Prémio Domingos Sequeira

Foi também um cronista perspicaz e de sátira aos poderosos. No suplemento humorístico de "O Século" com as célebres "Aventuras do Quim e do Manecas", faz um retrato crítico da burguesia.

São evidentes a sua criatividade ao usar os mais diversos materiais tais como papel de embrulho, cartão e fósforos queimados com que mostra em traços rápidos as tristezas e misérias dos vários tipos populares.

Ele foi apontado como um pilar do modernismo em Portugal e também “dos mais simples, dos mais ingénuos, dos mais belos da história portuguesa contemporânea do traço e da cor”.

Stuart Carvalhais viveu parte da sua vida em Queluz tendo o seu nome perpetuado numa Escola Secundária desta cidade na freguesia de Massamá.

Podemos ver um painel da sua autoria com cerca de 3x9m na empena do edifício do antigo Parque Infantil no Jardim Conde de Almeida Araújo em Queluz, a alguns metros da sua casa agora em semi-ruína.

O prédio onde Stuart viveu, no outro extremo do Jardim.

Um grande mural de azulejos com reprodução de alguns dos seus desenhos é patente nas proximidades do Aqueduto do lado oposto da rotunda da Av. Eng. Duarte Pacheco em Queluz.

Fotos da demolição:

casastuartcarvalhais

casastuartcarvalhais1

casastuartcarvalhais2

Avenida Miguel Bombarda não terá passadeiras

planta-geral_1bSegundo o projecto de obras para a Avenida Miguel Bombarda, não existe lugar para as passadeiras. As lojas também não terão rampas para pessoas com mobilidade reduzida.

Pode verificar aqui o projecto e constatar que não só as passadeiras não foram pensadas como não existirá espaço para as mesmas.

No futuro podem construir-se passadeiras em direcção a espaços reservados ao estacionamento. Ora esta situação irá originar alterações ao projecto inicial e possivelmente mais custos de correcção.

A empresa que desenhou o projecto foi a Viaprojectos - consultores de engenharia e arquitectura, LDA.

sábado, 24 de Outubro de 2009

Jovem artista plástico da cidade vence o Grande Prémio da 6.ª Bienal de Vila Verde

goncalogoncalesbienalGonçalo André Frade Dias Gonçalves, natural de Massamá, Queluz venceu o Grande Prémio da 6.ª Bienal de Vila Verde.

Apesar de só ter concorrido para poder expor, o jovem artista plástico acabou por ganhar o prémio.

Gonçalo Gonçalves estuda na Escola de Belas Artes em Lisboa onde frequenta o 3º ano. Como primeira escolha optou pelo curso de Designer e Comunicação, mas entrou em Pintura e já não pensou pedir transferência.

Enquanto artista plástico, Gonçalo procurará explorar ainda outras áreas como a escultura. Até agora, segundo o JN, Gonçalo Gonçalves tem dedicado a atenção à pintura.

"Hillneapólis" foi a pintura com a qual Gonçalo Gonçalves venceu a Bienal. O prémio foi de 5.000€.

Artista Plástico de Belas também teve menção honrosa

Apesar de não ter sido premiado, Frederico Alexandre de Ramires Ventura da vila de Belas recebeu uma menção honrosa com a pintura "S/ Título.”

Número de desempregados inscritos da cidade diminuiu

centrodeempregoEm Agosto, a cidade de Queluz tinha 5941 desempregados inscritos enquanto em Setembro o número de desempregados baixou para 5759 desempregados.

Apesar da cidade de Queluz ter mais de um terço dos desempregados do concelho de Sintra e também mais de um terço dos desempregados do concelho da Amadora, ainda não dispõe de um Centro de Emprego próprio.

Esta falta de um centro de emprego próprio aliado à morosidade da inscrição no Centro de Emprego da Amadora pode afastar a realidade dos números fornecidos pelo IEFP.

O Centro de Emprego da Amadora apenas realiza inscrições até às 10H00. Os cidadãos que chegarem depois de um número pré-determinados de senhas para inscrições ficam sem se inscrever.

sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Mulher sequestrada e violada na sua residência na cidade de Queluz

A Directoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária deteve um homem de 41 anos por alegadamente ter sequestrado e violado uma mulher de 53 anos.

A vítima foi sequestrada e violada no interior da sua residência na cidade de Queluz. Só de madrugada conseguiu fugir pela janela da sua residência onde permanecia o agressor.

A Polícia Judiciária informa que o detido encontra-se regularmente em território nacional e irá ser presente hoje à autoridade judiciária competente para aplicação de medida de coacção.

Recorde-se que os crimes de violação têm sido frequentes nos últimos meses na cidade de Queluz.

Escola Stuart de Carvalhais é a escola com melhores resultados da cidade

stuartA Escola Secundária Stuart Carvalhais foi a escola que em 2009 apresentou melhores resultados na cidade de Queluz. No ranking nacional de escolas, a Stuart Carvalhais ficou na 87ª posição.

A Escola Secundária Miguel Torga ficou é a escola em 2º lugar nos resultados da cidade e a Escola Secundária Padre Alberto Neto a 3º da cidade de Queluz.

Quer a Stuart de Carvalhais como a Miguel Torga são as escolas com melhores resultados em todo o concelho de Sintra. Já a Padre Alberto Neto ficou em 5º lugar no concelho de Sintra.

De recordar que este é um ranking global que apenas tem em conta a média de todos os resultados.

quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Comerciantes da Av. Miguel Bombarda à beira de um ataque de nervos

miguelbombardaobrasAlguns comerciantes da Avenida Miguel Bombarda estão a ser bastante afectados pelas obras de requalificação.O ritmo das obras pode ter abrandado quando chegou à Farmácia Queluz/Minipreço. Este abrandamento alia-se à falta de comunicação da Câmara Municipal de Sintra.

Os comerciantes em vez de terem um interlocutor directo com a Câmara Municipal de Sintra/Departamento de Obras Municipais, têm em vez disso de comunicar directamente com os empreiteiros e sub-empreiteiros. Hoje existia uma loja perto do Minipreço totalmente inacessível a pessoas idosas: os seus clientes habituais.

Trabalhadores das obras da Avenida Miguel Bombarda ganham ao dia

Segundo informações não confirmadas, as obras da Avenida Miguel Bombarda podem estar a ser feitas com recurso a sub-empreiteiros que contratam trabalhadores ao dia. Segundo alguns comerciantes, quando chove, os trabalhadores param de trabalhar e não recebem.

EDP assume obras de iluminação pública

Segundo os logistas, a EDP está a assumir a obra de iluminação pública o que pode ter adiado a conclusão de parte das obras. Sem interlocutor na Câmara Municipal de Sintra não é possível confirmar estas informações. Uma resposta só seria dada daqui a 3 meses.

O facto de haver sub-empreiteiros também pode estar a atrasar as obras pela desorganização. Segundo os comerciantes, ora fazem, ora desfazem para voltar a fazer.

Novos deputados municipais e novo executivo municipal tomam posse no dia 29 de Outubro

cmsintraNo dia 29 de Outubro, pelas 17H00, ocorrerá a cerimónia de tomada de posse dos Membros da Assembleia e da Câmara Municipal de Sintra para o mandato 2009-2013.

Apesar do carácter público desta cerimónia desconhece-se se a entrada é livre uma vez que se realizará no Olga Cadaval no Auditório Dr. Jorge Sampaio às 17H00.

No site da Câmara Municipal de Sintra ainda não existe qualquer informação sobre a cerimónia que deverá ser presidida pelo actual e futuro presidente da Assembleia Municipal de Sintra: José Ângelo Correia.

A seguir ao 25 de Abril a cidade teve um Conselho de Moradores de Queluz

Em 1975, a cidade de Queluz teve uma organização que zelava pela cidade, que na altura era vila.

O Conselho de Moradores de Queluz foi criado no dia 17 de Maio de 1975. Tratava-se de um "órgão popular unitário e anti-fascista" que se dispunha a lutar pela "defesa dos interesses locais em particular e pelos interesses nacionais em geral."

Em 1976, o Conselho de Moradores de Queluz debatia-se com a falta de creches, instalações escolares, falta de abastecimento de água e saneamento, falta de habitação, problemas de trânsito, analfabetização, falta de iluminação pública, falta de passeios e estação dos CTT, etc.

Eram inúmeros os problemas com que a vila de Queluz se debatia. Em 1976 exigia-se por exemplo a instalação de cabines de telefones em Queluz-Ocidental (Monte Abraão), Massamá, Alto dos Moinhos e Ponte de Carenque. Exigiam-se também passeios em ruas como a de Timor e a Elias Garcia.

Segundo um documento de 12 de Janeiro de 1976, disponível na Biblioteca Nacional, a Assembleia de Moradores de Queluz reunia-se no Liceu Nacional de Queluz (Escola Padre Alberto Neto) onde se faziam "guias de acção" para o "povo de Queluz."

O mote do Conselho de Moradores de Queluz era a unidade, participação e confiança.

Rajadas de vento superiores a 70km/h

Desde as 20H00 a velocidade das rajadas de vento tem aumentado. Siga aqui as rajadas de vento na cidade de Queluz. A estação encontra-se no Parque Felício Loureiro:

terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Parabéns ao Correio da Cidade de Queluz: 3º aniversário

correiocidadequeluzO Jornal Correio da Cidade de Queluz celebrou o 3º aniversário. O Correio da Cidade de Queluz é o jornal com notícias das freguesia de Belas, Queluz, Massamá e Monte Abraão.

Este é o jornal que melhor acompanha a cidade de Queluz e o mais independente, além do apoio que tem do comércio local.

Pode acompanhar as suas edições no blog do Correio da Cidade.

Por apenas 10€ pode apoiar e acompanhar o jornal local da nossa cidade. Preenchendo este cupão receberá durante um ano as edições mensais em sua casa.

correiodacidade

Fernando Seara pode não resolver situação do rio Jamor

riojamormorteApós a morte de duas mulheres no rio Jamor no dia 18 de Fevereiro e após várias queixas na Inspecção Geral do Território, a Câmara Municipal de Sintra começou a contratualizar anualmente a limpeza da linha de água.

Apesar da limpeza, esta situação não está corrigida e pode permanecer assim. Na campanha eleitoral, a coligação Mais Sintra não priorizou esta questão: a requalificação e valorização do rio Jamor e a construção de uma ciclovia.

Desconhece-se se a coligação Mais Sintra está de acordo com o partido Socialista da Junta de Freguesia de Queluz que pretende a construção de uma estrada sobre o rio Jamor o que pode condenar a valorização do rio Jamor.

Até ao momento, nem a Câmara nem Fernando Seara afirmaram o que pretendem para aquele corredor verde e se irão seguir as recomendações do Plano Verde que prevê uma ciclovia e não uma estrada como defende António Barbosa de Oliveira, actual e futuro presidente da Junta de Freguesia de Queluz pelo Partido Socialista.

Junta de Freguesia de Belas pode pagar muro a proprietário

Numa entrevista ao Correio da Cidade, Guilherme Dias afirmou que já está em conversações com o actual proprietário dos terrenos onde as duas mulheres morreram. Desconhece-se se estas conversações do futuro presidente socialista de Belas serão para pagar um muro que depois pode vir a ser expropriado.

Recorde-se que a lei da água já permite à Câmara Municipal de Sintra expropriar aqueles terrenos por estarem a 50 metros do rio Jamor. Recorde-se também o total estado de abandono em que os terrenos se encontram.

Guilherme Dias discorda que território da Anta de Monte Abraão passe para a freguesia de Monte Abraão

guilhermediasApesar do território de Belas estar divido pela CREL e das várias razões para a Anta de Monte Abraão estar no território da freguesia de Monte Abraão, Guilherme Dias, recém eleito pelo PS para a Junta de Freguesia de Belas, discorda da cedência de território.

Em declarações ao Correio da Cidade de Queluz,  Guilherme Dias diz que a Anta de Monte Abraão "faz parte de uma triangulação de três antas. Uma só não diz nada e as três têm a sua história."

Guilherme Dias diz compreender Fátima Campos: "Monte Abraão é tão pequeno que é quase um bairro da freguesia de Belas."

Guilherme Dias afasta responsabilidades da Junta pela Anta de Monte Abraão

O futuro presidente da Junta de Freguesia de Belas, eleito nas últimas eleições pelo Partido Socialista afirmou que "não é nem a Câmara nem a Junta de Freguesia que têm a ver com aquilo. Na altura que estive aqui na Junta arranjei maneira de vedarem a zona mas roubaram a vedação."

CP: Vigilantes baratos e com menos direitos substituem revisores

cpqueluzbelasÀ entrada das estações da REFER, a CP está a contratar vigilantes a empresas externas com o objectivo de fiscalizar a entrada das clientes nos comboios.

A questão é saber se esta situação é legal, uma vez que os vigilantes podem não ter competências para fazer esta fiscalização.

O PCP acusa a CP de estar a substituir revisores por vigilantes: "o mesmo trabalho, por menos salário e menos direitos."

Para o PCP trata-se da intensificação da "exploração do trabalho" promovida pelo Governo: "mais precariedade, menos salário, mais lucros e privilégios para os exploradores."

Os revisores da CP vão estar em greve no dia 5 de Novembro face a esta gestão da CP que promove o trabalho precário e o outsourcing de recursos humanos.

Explosão destrói cabeleireiro na Rotunda Dra. Laura Aires

Segundo a TVI24 e a Lusa, às duas da manhã, uma explosão ocorreu num cabeleireiro na Rotunda Dra. Laura Aires.

Três moradores ficaram com ferimentos ligeiros e foram assistidos no local. Os moradores assustados com a explosão sairam do prédio. no entanto, acabaram por ser atingidos por estilhaços de vidro.

No local estiveram 14 Bombeiros Voluntários de Queluz, apoiados por cinco veículos e elementos da PSP.

O incêndio foi extinto rapidamente e afectou apenas o cabeleireiro situado no rés-do-chão de um edifício de 9/12 andares da rotunda.

Na rotunda Dra. Laura Aires localizam-se os CTT de Massamá e também uma farmácia.

O incêndio está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Explosão destrói cabeleireiro na Rotunda Dra. Laura Aires

Segundo a TVI24 e a Lusa, às duas da manhã, uma explosão ocorreu num cabeleireiro na Rotunda Dra. Laura Aires.

Três moradores ficaram com ferimentos ligeiros e foram assistidos no local. Os moradores assustados com a explosão sairam do prédio. no entanto, acabaram por ser atingidos por estilhaços de vidro.

No local estiveram 14 Bombeiros Voluntários de Queluz, apoiados por cinco veículos e elementos da PSP.

O incêndio foi extinto rapidamente e afectou apenas o cabeleireiro situado no rés-do-chão de um edifício de 9/12 andares da rotunda.

Na rotunda Dra. Laura Aires localizam-se os CTT de Massamá e também uma farmácia.

O incêndio está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Mulher detida em Belas depois de provocar um incêndio com um isqueiro de forma propositada

fogoUma mulher de "23 anos, solteira, sem profissão e desempregada" foi detida ontem pela PJ como "presumível autora de um incêndio numa habitação" na vila de Belas.

"O incêndio, que ocorreu na tarde do dia dezassete, atingindo e pondo em perigo várias fracções de uma habitação de um bloco devoluto, pertença da Câmara Municipal de Sintra, mas que era habitado clandestinamente por vários indivíduos, deveu-se a motivos fúteis e vingança pessoal por parte da autora," anuncia a PJ.

Para a prática do crime, a mulher de 23 anos utilizou "um isqueiro sobre a roupa pessoal dos visados."

No comunicado, a Polícia Judiciária não refere qual é a rua onde ocorreu o crime.

segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

Chuva moderada na cidade de Queluz esta madrugada e manhã

Segundo o modelo GFS, durante esta madrugada haverá precipitação. O Instituto de Meteorologia descreve a precipitação como chuva moderada. Pode acompanhar em directo a precipitação e a temperatura de Queluz aqui:





Pode ter acesso a mais dados da estação meteorológica instalada perto do Parque Felício Loureiro através do site Meteo Queluz.

sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

Discussão pela criação do município de Queluz

concelhodequeluzA discussão pela criação do município de Queluz está a acontecer na mailing list do Cidadania Queluz.

Antes de avançarmos com iniciativas estamos a recolher o máximo de informação possível para que a proposta numa futura petição seja bem fundamentada.

Pede-se a quem tenha fotografias, relatos, dados históricos da cidade de Queluz e área de influência que os ceda à mailing list por mail.

Marco Caneira: "Almargem do Bispo não soube aproveitar a qualidade e a capacidade dos elementos que compõem a lista da Coligação Mais Sintra"

Marco CaneiraDo Partido Socialista, Rui Maximiano foi o vencedor das eleições à Junta de Freguesia de Almargem do Bispo. Por 32 votos, Marco Caneira foi o derrotado da coligação Mais Sintra.

A freguesia de Almargem do Bispo foi uma das freguesias do concelho de Sintra com menor abstenção e quando há esse factor, ou a coligação Mais Sintra perde, ou fica a pouca distância do PS. Em Almargem do Bispo, para a Câmara, Fernando Seara venceu por menos de 2%. Já Marco Caneira não mereceu a confiança desses 2%.

No discurso de derrota, Marco Caneira afirma "que a Freguesia de Almargem do Bispo não soube aproveitar a qualidade e a capacidade dos elementos que compõem a lista da Coligação Mais Sintra, e que dificilmente surgirá uma equipa com esta mais-valia para a nossa Freguesia."

Luís Jesus em Belas : a outra derrota da coligação


Em Belas, o crescimento da CDU na Assembleia de Freguesia e o pouco decréscimo do Bloco tiraram a vitória a Luís Jesus. Houve também eleitores da coligação Mais Sintra que podem ter votado no PS para a Junta de Freguesia.

De recordar as declarações de Fernando Grave no debate durante a campanha autárquica. De recordar também que em 2005, o PS tinha perdido a presidência da Junta de Freguesia de Belas por 45 votos e é por isso que nas autárquicas cada voto conta.

(foto da candidatura Dedicação Total)
http://marcocaneira2009.com/2009/10/12/a-escolha-dos-eleitores/

Árvores da Rua Dona Filipa de Lencastre "serão substituídas em tempo oportuno"

floreirasmassamanorte1A Rua Dona Filipa de Lencastre tem canteiros que não suportam a base das árvores: alguém cometeu um erro, ou a Câmara que licenciou ou o urbanizador que construiu.

A situação, como é habitual, foi enviada à Câmara Municipal de Sintra em Julho. Passados 3 meses a Câmara / Departamento de Obras Municipais informa que as árvores "serão substituídas em tempo oportuno, sendo possível que nesta data o trabalho já esteja efectuado."

Desconhece-se ainda o destino dado às árvores e qual a solução encontrada.

Significado de oportuno: Cómodo; favorável.

Cidade de Queluz e área de influência tem 100.000 eleitores

concelhodequeluzSegundo os dados das últimas eleições, se existisse o concelho de Queluz, incluíndo Queluz-de-Baixo e Tercena, o número de eleitores inscritos seriam 100.000.

Número de eleitores:
Queluz: 23.615 eleitores
Monte Abraão: 16.999 eleitores
Massamá: 21.179 eleitores
Belas: 17.420 eleitores
Casal de Cambra: 8.628 eleitores
Almargem do Bispo: 7.184 eleitores
Queluz-de-Baixo/Tercena: Cerca de 5000 eleitores.

Se a divisão do concelho acontecesse apenas dividindo o território do concelho de Sintra, Queluz ficaria com 95.025 eleitores e Sintra ficava com 192.319 eleitores. Sintra mantinha-se o segundo concelho com mais eleitores do distrito de Lisboa enquanto Queluz ficava com o número  médio de eleitores dos concelhos do distrito.

Noutro cenário, se a divisão acontecesse ficando Queluz-de-Baixo/Tercena no concelho de Queluz, o concelho de Oeiras apenas perdia cerca de 5000 eleitores no total de 144.521.

quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

Resultados por mesa de voto nas Juntas da cidade de Queluz

voto1As Juntas de Freguesia da cidade de Queluz (e área de influência) já disponibilizaram os resultados das autárquicas por mesa de voto. As excepções que confirmam a regra são Queluz, Casal de Cambra e Almargem do Bispo.

Na análise entre o número de votos que a coligação teve nas legislativas e nas autárquicas verifica-se que os votantes do CDS-PP/PPD-PSD foram todos votar. O mesmo não aconteceu com o BE e com o PS.

Resultados das autárquicas nas freguesias:

Massamá


Monte Abraão


Belas

Ana Gomes: "podem contar com oposição leal, construtiva, mas exigente"

anagomesNumas eleições com mais abstenção, apesar de ter conseguido mais votos do que João Soares em 2005, Ana Gomes perdeu as eleições para a grande coligação de direita.

Ana Gomes refere que "a partir de agora, já nada será como antes," numa referência ao erro cometido pelo PS Sintra nos últimos quatro anos quando assumiu pelouros na Câmara Municipal de Sintra. Segundo a vereadora do Partido Socialista, os eleitos pelo PS farão uma "oposição leal, construtiva" e "exigente."

Campanha custou 165.000 euros

Num exercício de transparência, a candidatura do PS Sintra divulgou o valor gasto na campanha: 165.000 euros. Ana Gomes refere que foi "uma campanha alegre mas séria, sem brindes, nem penduricalhos." Desta forma e caso vencesse as eleições, o PS Sintra poderia dar a garantia de que não haveria "favores" ou "donativos" a retribuir a quem quer que fosse.

Câmara terá um executivo mais feminino

Nas eleições de 2005 foram eleitos apenas homens para a Câmara Municipal de Sintra. Nestas eleições foram eleitas 4 mulheres, duas vereadoras pela coligação Mais Sintra e duas vereadoras pelo PS Sintra.

Ana Isabel Duarte e Maria Paula Simões serão as duas novas vereadoras da coligação Mais Sintra. Ambas terão pelouros apesar de ainda não serem conhecidos.

No PS Sintra, em quatro eleitos, as vereadores são Ana Gomes e Ana Queiroz do Vale que farão oposição na Câmara Municipal de Sintra. O PS Sintra não irá assumir funções no executivo cumprindo o papel de "oposição responsável."

Novas vereadoras da coligação Mais Sintra com pelouros:

ana-229x300Ana Isabel Neves Duarte nasceu a 9 de Outubro de 1976 em São Martinho, Sintra. É licenciada em Gestão de Empresas e possui pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e Turismo. Frequenta ainda a licenciatura em Engenharia Civil por Bolonha. Trabalha na CMS desde 2001 e reside na frequesia de São João das Lampas.


PSD_PaulaSimões-232x300Maria Paula Gomes Pinto Simões nasceu em Lisboa a 27 de Junho de 1962. A candidata da coligação Mais Sintra vive no Cacém desde que nasceu e é professora de Inglês na escola Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês, onde exerceu funções de Presidente do Conselho Executivo ao longo de sete anos. Paula Simões é militante do PSD.

(fotos e biografias da candidatura Dedicação Total)

quarta-feira, 14 de Outubro de 2009

Câmara substitui oleões pegajosos, sujos e ferrugentos

Oleão QueluzA Câmara Municipal de Sintra anunciou que irá substituir os actuais oleões sujos e ferrugentos. Os novos oleões serão "de mais simples acesso, utilização e limpeza."

Recorde-se que na cidade de Queluz apenas são conhecidos dois oleões: uma cidade com mais de 100 mil habitantes. Até 2010, a Câmara irá substituir todos os oleões e no final todo o concelho de Sintra ficará com 80 oleões.

No dia 13 de Agosto, a Câmara foi questionada acerca do fornecedor dos anteriores oleões. A Câmara encaminhou o mail para a HPEM, empresa pública municipal que ainda não respondeu.

MMS conseguiu 211 votos para mudar Queluz

mmsSérgio Marques candidatou-se pela primeira vez à Assembleia de Freguesia de Queluz. Com 211 votos não conseguiu ser eleito.

Numa reflexão do que se passou, no site Mudar Queluz, Sergio Marques afirma que "os resultados são trágicos para Queluz, uma abstenção de 56,15%, chegando aos 93,02% nas secções de voto dos eleitores mais recentes. Ninguém pode estar feliz. O desinteresse do jovem eleitor em nada beneficiará Queluz. Foram precisamente nessas secções de voto onde obtivemos os resultados mais extraordinários."

Quem perdeu e ganhou votos na freguesia de Queluz?

Na freguesia de Queluz todos os partidos perderam votos. Votaram menos pessoas nestas eleições do que em 2005.

A estreia de Sérgio Marques, através do parido MMS, conseguiu 211 votos, mais do dobro do que o Partido Humanista conseguiu alcançar em 2005.

Novos presidentes de Junta de Freguesia na área de influência da cidade de Queluz

As eleições de dia 11 de Outubro de 2009 trouxeram novidades à área de influência da cidade de Queluz. Se na cidade os presidentes são os mesmos, já nas freguesias de Belas, Almargem do Bispo e Casal de Cambra tudo mudou.

Presidentes das Juntas de Freguesia neste novo mandato:

  • Monte Abraão : Fátima Campos (PS)

  • Massamá : José Pedro Matias (PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT)

  • Queluz : António Barbosa de Oliveira (PS)

  • Belas : Guilherme Dias (PS)

  • Almargem do Bispo : Rui Maximiano (PS)

  • Casal de Cambra : Fernanda Santos (PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT)


Fernanda SantosA nova presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra afirmou no discurso de vitória que pretende "servir da melhor forma possível." À população pede que lhe façam chegar "sugestões, reclamações, protestos, queixas ou qualquer situação que entendam que deva ter a intervenção da Junta de Freguesia pois só recorrendo a um espírito de entreajuda poderemos ter uma Freguesia unida e galvanizada, pronta a combater qualquer adversidade," escreveu.

Bloco e CDU perderam votos nas autárquicas, Mais Sintra e PS cresceram

O partido a ter mais votos nas últimas autárquicas foi o partido socialista, um acréscimo de 4274 votos face a 2005. A coligação Mais Sintra teve mais 3014 votos.

cdu2009Partidos que perderam votos: CDU e BE


A CDU foi o partido que perdeu mais votos: 1564. Já o Bloco de Esquerda perdeu 784 votos.

Coligações à esquerda

Face aos resultados, uma coligação à esquerda semelhante à de direita venceria as eleições, no entanto, essa situação não ocorre em Sintra pela aliança entre CDU e coligação Mais Sintra. Fernando Seara mantém a CDU perto e assim divide a esquerda. Sem os eleitores da CDU, a probabilidade do PS vencer as eleições com a abstenção verificada é muito pequena.

terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Fernando Seara: "é hora de arregaçarmos as mangas"

fernandosearaPela 3º vez, Fernando Seara foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sintra. Desta vez não se falou em continuidade, mas em "arregaçar as mangas."

A coligação Mais Sintra tem a maioria absoluta numa eleição que se fosse referendo não era vinculativa. Votaram apenas 48% dos eleitores inscritos.

Apesar da maioria absoluta de Fernando Seara, a coligação Mais Sintra não ultrapassou os 46%. Se esta votação tivesse sido em Lisboa, Fernando Seara governaria em minoria.

Esta lei autárquica que privilegia Lisboa e Porto e marginaliza Sintra, também diminui a representação dos partidos na Câmara Municipal de Sintra. Se fosse em Lisboa, os 8.121 votos do Bloco elegiam um vereador.

Novo Cidadania Queluz privilegia a participação

O novo Cidadania Queluz vai privilegiar a participação e os comentários. Neste novo template (agora mais simples para não sobrecarregar o servidor) ao deixar comentários é associado um avatar.

Um avatar é uma pequena imagem/foto associada ao seu endereço de email. Quando participa no Cidadania Queluz ou noutros blogs/foruns wordpress, a sua imagem ficará sempre associada ao seu email.

Pode associar uma imagem ao seu email aqui.

segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

Cidadania Queluz em reformulação

No dia de ontem tivemos um pico de tráfego que revelou mais uma vez a instabilidade do servidor para suportar o crescimento do Cidadania Queluz.

Foi feito um backup de todos os artigos e estamos a mudar tudo para um novo servidor de forma a que esta situação não se repita.

Para já o email não está a funcionar, mas essa situação também deverá ficar resolvida.

domingo, 11 de Outubro de 2009

Ana Gomes já votou em Sintra

A candidata pelo partido socialista à presidência da Câmara Municipal de Sintra já votou em Sintra, na escola primária da Azóia.

Ana Gomes referiu à agência Lusa que está tranquila e satisfeita pelo facto de ter "aprendido muito nesta campanha" sobre o seu concelho e a comunidade onde vive.

Recorde-se que dos candidatos á presidência de Câmara, Ana Gomes é a única candidata residente e recenseada no concelho de Sintra. Fernando Seara vive em Lisboa e é recenseado em Viseu.

Autárquicas: baixa afluência às urnas [em actualização]

As urnas de voto abriram às 8H00 e existem menos pessoas a votar de manhã do que nas legislativas.

Ao contrário do que se passou nas legislativas não existem filas de eleitores nas mesas de voto e existe o risco de registar-se ainda menos votantes do que nas eleições europeias.

As urnas fecham as 19H00.

[Nova actualização 12H30]

A partir das 11H00 começaram a surgir filas nas mesas de voto.

PA110308

PA110309

sábado, 10 de Outubro de 2009

Quem manda na Anta? O Estado? A Câmara? Ou a Pimenta & Rendeiro?

Entulho, carros abandonados, uma pedreira abandonada, graffitis é a paisagem visual da Anta de Monte Abraão.

Quanto à questão: quem manda na Anta? O Estado? A Câmara? Ou a Pimenta & Rendeiro?

Parece que ao programa Nós Por Cá, ninguém soube responder...

Quem manda na Anta? O Estado? A Câmara? Ou a Pimenta & Rendeiro?

Entulho, carros abandonados, uma pedreira abandonada, graffitis é a paisagem visual da Anta de Monte Abraão.

Quanto à questão: quem manda na Anta? O Estado? A Câmara? Ou a Pimenta & Rendeiro?

Parece que ao programa Nós Por Cá, ninguém soube responder...

Câmara Municipal de Sintra coloca cartazes por toda a cidade onde anuncia obras

A Câmara Municipal de Sintra tem colocado cartazes por toda a cidade onde anuncia futuras obras que não fez nos últimos anos. O Centro Lúdico de Massamá foi alvo de um cartaz há 3 dias, ontem foi a vez do jardim de  Massamá Norte.

Imagem do cartaz do Centro Lúdico de Massamá

centro lúdico massamá 06

Imagens do Jardim de Massamá Norte


Parque Inf IMG_1082 Cartaz CMS JFB próximo

Parque Inf IMG_1083 Equiptº ao chão

Este último cartaz não tem o logótipo da Junta de Freguesia de Belas nem o da Câmara Municipal de Sintra, por conseguinte, a Câmara foi hoje questionada sobre a autoria deste cartaz.

Jornais

Últimas imagens

Roteiro da cidade de Queluz

Arquivo

Blogs

Últimos documentos

Últimos comentários

Últimos artigos

Economia

Internacional

Contacte-nos através do mail@queluz.org

Voltar ao topo  

上車盤| 搵樓| 豪宅| 校網| 居屋| 貝沙灣| 美孚新邨| 嘉湖山莊| 太古城| 日出康城| 九龍站 | 沙田第一城| 樓市走勢| 青衣| 西半山| 西貢| 荃灣|

electric bike| best electric bike| electric bikes for adults| e bike| pedal assist bike| electric bikes for sale| electric bike shop| electric tricycle| folding electric bike| mid drive electric bike| electric trike| electric mountain bike| electric bicycle| electric bike review| electric fat bike| fat tire electric bike| women's electric bike |

school| international school of hong kong| international school| school in Hong Kong| primary school| elementary school| private school| UK school| british school| extracurricular activity| Hong Kong education| primary education| top schools in Hong Kong| Preparatory| best international schools hong kong| best primary schools in hong kong| primary school hong kong| private school hong kong| british international school| extra-curricular| school calendars| boarding school| school day| Bursary| British international school Hong Kong| British school Hong Kong| English primary school Hong Kong| English school Hong Kong| International school Hong Kong| School Hong Kong| boarding school Hong Kong| best school in Hong Kong| School fees|